Qual a quantidade de lúmens ideal?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Tabela de luminância recomendada

AmbienteLumens por m2 (lux)
Sala – Luz Geral100 – 200
Sala – Luz Local (Leitura / Costura)300 – 750
Quarto – Luz Geral100 – 200
Quarto – Luz Local (Cabeceira de cama)200 – 500

EXEMPLO: Em uma ambiente de 10m quadrados é preciso de 500 lúmens por m² (valor da tabela abaixo): 10×500=5000 lúmens. Conceito para a definição da quantidade de luz para cada ambiente.

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada ou LED que emitir maior quantidade de lúmens, consumindo a menor quantidade de energia.

São diversos os benefícios quando comparada a outros tipos de lâmpadas, como a incandescente, a halógena e a fluorescente. O custo-benefício das lâmpadas de LED forte é excelente, principalmente porque elas: São muito mais eficientes, alcançando um desempenho 80% maior do que a incandescente, por exemplo.

Os lúmens (lm) são a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Essa característica é chamado também de fluxo luminoso. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada. Devemos ter em mente, porém, que nem sempre o maior valor é o melhor.

inclusive com relação a quantidade de pontos de luz, já que cada ambiente é único. Mas em média, uma sala de estar deve ser iluminada de forma geral na faixa de 100 a 200 lux, ou seja, de 100 a 200 lúmens a cada metro quadrado.

Segundo a norma, a iluminância média para cozinhas é de 300 lux por metro quadrado. Então, quantos lúmens no total precisaremos? Ou seja, precisamos de um fluxo luminoso de 2100 Lúmens nesse ambiente.

Para as plantas menos exigentes, entre 10-20 lúmens por litro de água é suficiente, aquelas com necessidades moderadas necessitam entre 20 e 40 lm/l (lúmens por litro), enquanto as plantas mais avançadas podem necessitar de mais de 40 lm/l.

Um lúmen pode iluminar o equivalente de 1 lux em 1 metro quadrado. O aparelho que fornece a medida do lux é o luxímetro. Inclusive, esse equipamento é muito utilizado por engenheiros e técnicos de segurança do trabalho para verificar se o ambiente oferece conforto e segurança aos trabalhadores.

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

Emite luz branca com 6500K de temperatura de cor e 13500 Lumens de fluxo de iluminação.

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida. Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar.

Serão necessários 1500 lúmens para iluminar uma sala de estar de 10m² da melhor forma possível.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

Deve assim ser escolhida conforme o local a aplicar: Na indústria é aconselhável a temperatura 6000K (Luz Branca). Apesar de poder ser utilizada em todos as aplicações e estar cada vez mais na moda, a temperatura 4000K (Luz Neutra) é a mais adequada para comércio ou escritórios.

Lâmpadas Halógenas ou Comuns
As mais potentes chegam a 3,500k (que corresponde a capacidade de luminescência). As lâmpadas halógenas são mais baratas, e é identificada pela letra H. Para saber qual lâmpada comum é compatível com o veículo basta conferir no manual.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

HBLED: definição de LED de alto brilho
Definição HBLED de LED de alto brilho: Uma definição HBLED é que é um diodo emissor de luz que produz mais de 50 lúmens (1 candela = 12,75 lúmens).