Qual a quantidade de leucócitos é considerado leucemia?

Perguntado por: dcapelo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Se nas infecções é comum os leucócitos ficarem ao redor de 20.000-30.000 células/ml, nas leucemias este número ultrapassa facilmente as 60.000 células/ml, podendo chegar a mais de 100.000 células/ml.

No entanto, a única situação em que a leucocitose extrema (por exemplo, maior do que 100.000 células / mm3) pode ser prejudicial ou fatal é a síndrome de hiperleucocito-leucostase associada à leucemia mieloide aguda (LMA).

Nos casos positivos de leucemia, o resultado do hemograma apresenta alterações na contagem de plaquetas e valores dos glóbulos brancos e vermelhos. No entanto, outras análises laboratoriais como exames de bioquímica e coagulação devem ser realizados para confirmar tal alteração.

O número normal de leucócitos no sangue varia de 3.700 a 10 mil a cada mm³ (microlitro) de sangue em média. “Quando há um número muito elevado, dizemos que há leucocitose, e quando há um número mais baixo, a leucopenia.

O valor normal dos leucócitos varia entre 4.000 a 11.000 células por microlitro. Quando os leucócitos estão aumentados, damos o nome de leucocitose. Quando estão diminuídos chamamos de leucopenia.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

No caso das leucemias agudas, os pacientes apresentam um quadro bastante aflorado de anemia, com palidez e cansaço; redução na quantidade de glóbulos brancos funcionantes, gerando febres e infecções; e baixa nas plaquetas, com ocorrência de hemorragias e manchas pelo corpo.

Leucócitos altos
O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral. Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras ...

O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

Níveis elevados de hemácias indicam policitemia, o que pode prejudicar as demais células e deixar o sangue espesso. Se o hemograma detectar uma diminuição das hemácias, pode ser sinal de anemia ou hemorragia. Os leucócitos ou glóbulos brancos são as células de defesa do corpo.

Por conta disso, alguns dos sintomas da leucemia e da mielofibrose são parecidos, sendo os principais cansaço, falta de ar e palidez. “A mielofibrose pode ser confundida, principalmente, com a LMC em algumas situações.

Se o valor de referência for superior a 1000 ng/ml, pode ser mais sugestivo de um tumor maligno. Já em valores aproximados a 500 ng/ml, pode ser sinal de quadro de cirrose ou hepatite crônica, por exemplo.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Pacientes com febre e neutropenia (< 1.500 neutrófilos/µL) ou aqueles com citopenias com critérios de gravidade devem ser encaminhados para investigação em serviços de urgência/emergência.

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Leucócitos Baixos ou Leucopenia – Em que Consiste a Leucopenia. Uma contagem baixa de glóbulos brancos significa que sua corrente sanguínea contém menos células que combatem infecções e doenças (leucócitos) do que o normal.

Como interpretar o leucograma
Leucócitos: aos valores altos de glóbulos brancos, dá-se o nome de leucocitose e diz respeito a uma suposta infecção ou indicar outras doenças. Já a contagem baixa de leucócitos, chamada de leucopenia, assinala a depressão da medula óssea e pode indicar infecções virais ou reações tóxicas.

Valores de referência no hemograma
Os valores de referência das plaquetas (trombócitos) e glóbulos brancos (leucócitos) totais podem ser generalizados e concentram-se nos seguintes valores: Plaquetas (µl) – 150.000 a 400.000. Leucócitos total (mm^3) – 4.000 a 10.000.

Novos valores de referência para o hemograma no Fleury

MasculinoFeminino
Adultos: 3.650 - 8.120/mm3Adultos: 3.470 - 8.290/mm3

Com leucemia, os pacientes com câncer costumam sentir dores nos quadris, nas pernas e no esterno. Depois que a dor nos ossos começa, você também pode sentir dores nas articulações e inchaço nas grandes articulações, como ombros e quadris.