Qual a quantidade de ferro na couve?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

resultado da análise centesimal da couve demonstrou que ela é hipocalórica, apresenta apenas 34Kcal e hipoglicidica 4,73 g %. 0 teor de ferro apresentado foi de apenas 0,6 mg% e contendo uma fonte potencial de fibra alimentar de 3,68 g% (Tabela 1).

1 – Agrião: Considerado o vegetal com maior densidade de nutrientes, de acordo com especialistas em dieta da Universidade de William Paterson, New Jersey, EUA, o agrião possui ótimas quantidades de ferro em suas folhas, cerca de 0,2 mg (em 100 g).

Se formos contar por caloria, a couve tem mais ferro que carne. O ferro é essencial para a boa saúde, especialmente para as mulheres, pois ajuda na formação de hemoglobina e enzimas, transporta oxigênio para várias partes do corpo, auxilia no crescimento celular, na função hepática adequada e muito mais.

Fruta. Abacate, ananás, alperce, manga, ameixa, amora, banana, figo, cereja, kiwi, laranja, limão, tangerina, maçã, morango, pêra, pêssego, uvas. A lista de frutos que são alimentos ricos em ferro é vasta. Para mais, grande parte deles também fornece ao organismo várias vitaminas, como a C.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Alimentos ricos em cálcio (leite, iogurte, queijo, requeijão, sorvete cremoso, flans, pudim e musses) e em oxalatos de cálcio (espinafre, beterraba e brócolis) diminuem a absorção de ferro e devem ser evitados na mesma refeição que os alimentos ricos em ferro.

As folhas verde-escuro são excelentes fontes de vitamina A, C e minerais como o ferro, potássio e manganês. Pode ser usada para combater a anemia ferropriva.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Como aumentar a ferritina
Carnes: carne vermelha, frango, peixes e carne de porco são boas fontes de ferro. Além disso, a carne vermelha também fornece Vitamina B12 que é fundamental para a produção de células e trabalha em parceria com o ferro.

Ferro: a alface lisa é uma das variedades que contém mais ferro, oferecendo até 8% da IDR desse nutriente que atua na produção de glóbulos vermelhos.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Ferro e vitamina C: combinação poderosa
Algumas combinações tradicionais da culinária brasileira, muito presentes no nosso dia a dia, podem favorecer a absorção de ferro devido à combinação com vitamina C. Um exemplo é uma refeição com feijão e couve, por exemplo.

Geralmente, a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos (contendo aproximadamente 60-120 mg de ferro elementar) tomados 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças, a dose é geralmente ajustada de acordo com o peso e a idade, e um médico deve ser consultado para determinar a dose correta.

Apesar de ser um alimento rico em vitaminas e minerais, a quantidade de ferro presente na beterraba crua é de apenas 0,8 mg em cada 100 gramas.

Os alimentos de origem animal, como a carne vermelha e o fígado de frango, contêm mais ferro do que os de origem vegetal. Além disso, o organismo consegue absorver cerca de 20% a 30% do mineral presente em carnes e outros alimentos de origem animal, enquanto a absorção do ferro em produtos vegetais varia de 2% a 10%.

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.

O consumo de vitamina C, presente em frutas cítricas e vermelhas, aumenta a absorção de ferro no organismo - sobretudo o ferro de origem vegetal. A vitamina C é um grande aliado, pois aumenta a biodisponibilidade do ferro ao transformar o íon férrico em íon ferroso (que tem uma absorção muito maior).

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.

Alimentos a serem evitados na anemia
Principalmente durante o tratamento da anemia, é orientado evitar a ingestão de certos alimentos na mesma refeição. Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino.