Qual a quantidade de feijão por dia para emagrecer?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Após se debruçar sobre 21 pesquisas, especialistas canadenses notaram que o consumo diário de 130 gramas de leguminosas – o feijão é o grande representante do grupo – leva a uma perda de quase meio quilo em seis semanas.

Tire proveito. Para usufruir dos seus benefícios, adote a proporção 3 para 2, isto é, 3 colheres de sopa de arroz para 2 de feijão. Assim, você obtém nutrientes em perfeito equilíbrio. E em matéria de calorias, ambos somam 239 (1 colher de sopa de arroz contém 41 e 1 de feijão, 58).

O feijão integra esses alimentos saudáveis, que vão promover a saúde da população." Desde 2022, segundo a pesquisa, as mulheres são maioria no grupo que menos consome a leguminosa por semana. Nos dados isolados da população masculina observada, o alimento deixaria de aparecer no prato com regularidade em 2029.

Ao consumir uma concha média de feijão carioca cozido (aproximadamente 100 g – sendo 50% grão e 50% caldo), o seu corpo receberá em média 70 calorias, 4,8 g de proteínas vegetais, 8,2 g de carboidratos disponíveis e 7,0 g de fibras.

Comer feijão com arroz ajuda a emagrecer e ainda potencializa a quantidade de proteínas, fibras e vitaminas e agrega aminoácidos, o que é ótimo para o sistema digestivo e ainda reduz níveis de colesterol e glicose no sangue.

Quantos carboidratos devo comer? Ao tentar perder peso, consumir poucos carboidratos geralmente é mais eficaz. Em uma dieta low carb, idealmente, consuma menos de 50g de carboidratos por dia. Uma dieta mais rigorosa de baixo carboidrato ou cetogênica pode chegar a 20 gramas de carboidratos por dia.

e a 5ª colher então 5 colheres de sopa dão mais ou -100g de feijão.

Jantar

  • Opção 1: salada de folhas, legumes cozidos e peixe ou frango grelhado.
  • Opção 2: berinjela no forno com tomate-cereja e queijo.
  • Opção 3: sopa de legumes com carne ou frango.
  • Opção 5: panqueca de espinafre recheada com atum e salada de folhas.

Café da manhã para emagrecer

  • Frutas frescas.
  • Proteínas magras, como peito de peru e queijo branco.
  • Cereais integrais, como aveia e granola sem açúcar.
  • Gorduras saudáveis, como abacate e oleaginosas.
  • Evitar alimentos ricos em açúcar e processados.

Em torno de 4 colheres de arroz ao dia já garantem os benefícios e bastante energia.

Excelente para quem quer emagrecer
Uma porção de 60 gramas de feijão tem apenas 205 calorias. Por suas características, o feijão aumenta a sensação de saciedade de quem o consome, o que é ótimo para aqueles que estão fazendo algum tipo de dieta de emagrecimento.

Uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG revela que deixar de comer feijão está associado ao ganho de peso. O estudo mostrou que o grupo que não consumiu o produto teve 10% mais chances de desenvolver excesso de peso e 20% mais chances de desenvolver obesidade.

Benefícios para a saúde
Seja ele o carioquinha, preto, cavalo, branco ou fradinho, é comumente usado por quem não consome proteína animal, está em dieta ou precisa controlar a glicemia, isso porque o feijão apresenta poucas calorias e um baixo índice glicêmico (IG).

Aqui estão algumas informações aproximadas sobre o teor calórico de 100 gramas de feijão cozido: Feijão preto: Cerca de 132 calorias. Feijão carioca: Cerca de 154 calorias. Feijão-fradinho : Cerca de 169 calorias.

“O indivíduo deve ser orientado quanto à quantidade que deve consumir. Após uma orientação profissional tenho certeza que facilitará uma escolha mais adequada e saudável”, disse. Estima-se para um adulto saudável no Brasil, a média de 2.000 calorias por dia.

Para calcular o gasto calórico na faixa etária dos 18 aos 30 anos, é preciso seguir a seguinte fórmula matemática:

  1. homens: (0,063 x peso em quilos + 2,896) x 239 = resultado em calorias gastas por dia;
  2. mulheres: (0,062 x peso em quilos + 2,036) x 239 = resultado em calorias gastas por dia.

Boa parte dos carboidratos desse alimento são fibras, que além de não serem absorvidas, fornecem bastante saciedade. O feijão ainda contém proteínas e é um excelente aliado ao emagrecimento. Esse é mais um vegetal para ficar de olho e colocar no prato sem moderação.

“Para emagrecer, é preciso estar em déficit calórico, ingerir menos calorias do que se gasta no dia. É possível fazer isso comendo, por exemplo, arroz, feijão, frutas e cereais à noite”, completa a nutricionista clínica e esportiva Fulvia Zorzi, do app de saúde integrada Personal Virtual.

Se nossa questão fosse apenas se dá pra emagrecer só com dieta a resposta seria sim, no entanto, o período influencia diretamente essa conta. Se o objetivo é perder peso entre 6 e 12 meses, tudo bem. No entanto, se o objetivo é emagrecer em pouco tempo só com dieta a questão é mais complexa.

Saiba como emagrecer com saúde em 5 passos

  1. Tenha uma rotina de alimentação. O corpo é uma máquina que funciona perfeitamente quando está em equilíbrio. ...
  2. Dê preferência aos alimentos naturais. ...
  3. Consulte um nutricionista. ...
  4. Pratique exercícios físicos. ...
  5. Beba muita água. ...
  6. Evite criar hábitos.

Proteínas magras, como tofu, peixes de carne branca, frutos do mar, frango ou ovos; Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, quinoa ou milho; Leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico ou soja em grãos.