Qual a quantidade de droga para ser detectado no exame toxicológico?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A quantidade de droga que é possível identificar no exame toxicológico é mínima, visto que, o menor consumo de qualquer substância psicoativas podem resultar na detecção da droga. Dessa maneira, qualquer droga utilizada poderá ser identificada pelo exame toxicológico de larga janela de detecção.

Porém, uma pessoa que tem um consumo moderado de maconha, pode ficar com a droga no organismo de 7 a 13 dias. O LSD fica até 3 dias na urina, até 3 dias no cabelo e menos do que cinco horas no sangue. O MDMA permanece na urina por até 4 dias, 90 dias no cabelo e até dois 2 no sangue.

Utilizar shampoos de limpeza profunda para eliminar a presença dos tóxicos nos fios de nada adianta. Nenhum produto cosmético, como condicionador, gel, shampoo, spray ou pomada consegue adulterar as substâncias presentes no córtex capilar, uma vez que esses tóxicos são internos.

E o que reprova no exame toxicológico? Como comentamos acima, o exame toxicológico tem como objetivo identificar o uso de substâncias ilícitas em um período de 90 à 180 dias, dependendo do tipo de coleta (cabelo ou pelos). Dessa maneira, as drogas pesquisadas que reprovam no exame toxicológico são: Cocaína , Crack.

Hidrate-se: a água tem a função de auxiliar na limpeza do organismo e eliminar toxinas através da urina, suor e fezes. Tenha uma dieta saudável: opte por alimentos ricos em minerais e vitaminas. Se movimente: atividade física é uma ótima opção para ajudar no processo de eliminação de toxinas.

Ou seja, quando uma pessoa usa substâncias ilícitas, cerca de seis dias após a ingestão, a droga é absorvida pela queratina dos fios de cabelo, pelos e unhas. Nesse material, ela pode ficar armazenada por até 180 dias após esse uso.

Caso o exame toxicológico indique positivo, o motorista fica impedido de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.

Em relação a cocaína, na urina se apresenta por 3 a 4 dias, no sangue de um a dois dias, no cabelo até 90 dias. Já para heroína, o tempo que leva para desintoxicar o organismo de drogas é de três a quatro dias na urina, no sangue 12 horas até e no cabelo por 90 dias.

Em relação ao sangue, dependendo da quantidade ingerida, pode ser eliminado em torno de 10h. Já no exame de urina, pode ser detectado até cinco dias após o uso. É importante salientar que os exames podem detectar em mais tempo, pois depende da frequência e intensidade do consumo.

Funciona assim: depois que a droga é consumida, a corrente sanguínea, a oleosidade da pele e a transpiração são responsáveis por levar as substâncias ingeridas e depositá-las no cabelo (queratina). Então, conforme o cabelo cresce, as substâncias se incorporam no córtex capilar e se fixam nele.

Em média, são 48 horas para o resultado negativo após o recebimento da amostra em um laboratório autorizado. Para as empresas, o prazo é o mesmo: 48 horas para os resultados negativos.

Álcool e cigarros não são testados no exame toxicológico.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

É uma dieta de desintoxicação que consiste em beber sucos de frutas e vegetais por um curto período de tempo (1 a 3 dias). Acredita-se que nutre o corpo ao mesmo tempo que elimina toxinas e resíduos. Ela remove açúcar, cafeína, alimentos processados e outras substâncias que podem minar os seus níveis de energia.

Beba bastante água nos dias antes do exame.
A água ajuda a eliminar as substâncias do organismo, mas não faz milagres. Beba no mínimo oito copos diários nas semanas que antecedem o exame toxicológico. Assim, seu corpo terá corpo de se desintoxicar naturalmente.

Além disso, é interessante lembrar que, para quem faz o consumo frequente, a maconha pode ser identificada em até 7 dias posteriores ao último consumo. Já a Cocaína e o Ecstasy, conseguem ser identificadas no sangue em um período de 1 a 2 dias.

Qual é o comprimento mínimo do cabelo para a janela de detecção de 180 dias? Conforme mencionamos anteriormente, cada centímetro de cabelo permite analisar um mês. Dessa forma, para 180 dias (aproximadamente seis meses) seriam necessários, no mínimo, 6 centímetros de cabelo.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) passou por algumas mudanças com a lei 14.071/2020, incluindo novas normas para a validade do exame toxicológico. Agora, a legislação determina que condutores de até 70 anos, habilitados nas categorias C, D e E, devem realizar o teste toxicológico periódico a cada 2 anos e 6 meses.

§ 4º Para a realização dos exames toxicológicos devem ser coletadas duas amostras na presença de uma testemunha devidamente identificada, cujos dados deverão ser inseridos em campo específico do formulário RENACH, contendo obrigatoriamente nome completo, CPF, nome de pai e mãe, quando houver, número do documento de ...