Qual a quantidade de comida para quem quer perder peso?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quanto mais massa muscular a pessoa tem, maior é a sua taxa metabólica basal. Para emagrecer pelo menos meio quilo por semana, o indivíduo deve gastar, em média, 500 calorias a mais do que ingere ao longo do dia. Para emagrecer 1 quilo por semana, é preciso ingerir 1000 calorias a menos que o gasto basal do organismo.

Tire proveito. Para usufruir dos seus benefícios, adote a proporção 3 para 2, isto é, 3 colheres de sopa de arroz para 2 de feijão. Assim, você obtém nutrientes em perfeito equilíbrio. E em matéria de calorias, ambos somam 239 (1 colher de sopa de arroz contém 41 e 1 de feijão, 58).

A resposta é bem simples. Geralmente, quem deseja perder peso não que esperar, não tem paciência, e comer adequadamente só promove o emagrecimento de forma gradativa.

"Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia. Quanto ao valor calórico, não há grandes diferenças entre os vários tipos. "Seja branco, parboilizado ou integral, há basicamente a mesma quantidade de calorias.

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g). Contudo, dependendo da idade, as quantidades poderão aproximar-se mais ou menos deste valor se estivermos a falar da alimentação infantil ou de um adulto.

Após se debruçar sobre 21 pesquisas, especialistas canadenses notaram que o consumo diário de 130 gramas de leguminosas – o feijão é o grande representante do grupo – leva a uma perda de quase meio quilo em seis semanas.

A dieta de 1200 calorias é um tipo de dieta hipocalórica que pode ser usada como plano alimentar de algumas pessoas que precisam emagrecer. A baixa ingestão de calorias neste tipo de dieta faz com que o organismo use a gordura corporal como fonte de energia, promovendo, assim, a perda de peso.

Emagrecer 10kg em apenas 7 dias pode parecer uma meta tentadora, mas pode ser uma abordagem perigosa e pouco saudável para a perda de peso. De fato, a rápida perda de peso pode causar uma série de efeitos negativos à saúde, como desidratação, desnutrição e perda muscular.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

O que incluir no almoço para emagrecer?

  • As frutas com casca, como maçã, pera, pêssego, etc.
  • As leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico, etc.
  • Os cereais integrais, como arroz integral, quinoa, aveia, etc.
  • As sementes, como chia, linhaça, gergelim, etc.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

Como emagrecer com saúde: 5 dicas para comer menos e não passar...

  1. 1) Evite se distrair durante as refeições. ...
  2. 2) Nada de encher o prato de uma vez. ...
  3. 3) Ficar muito tempo em jejum pode ser perigoso. ...
  4. 4) O estresse vai fazer você comer mais; fuja dele (pelo menos durante as refeições) ...
  5. 5) Não mastigue rápido.

Ao perceber um emagrecimento rápido e involuntário, pode ser importante consultar um médico clínico geral, para realizar uma avaliação preventiva, com objetivo de identificar a causa da perda de peso e se antecipar a progressões de possíveis doenças.

Quanto consumir
Para atingir o valor recomendado, basta uma colher de sopa de feijão (26 g) ou de ervilha seca (24 g) ou de grão de bico cozido (12 g). Se optar por feijão branco ou lentilha, meia colher de sopa supre as necessidades.

Como o corpo elimina o excesso, não é necessário consumir proteína a mais. Portanto, recomenda-se a ingestão diária de 0,75g por quilo de peso corporal; uma média de 55g para homens e 45g para mulheres (ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes ou leguminosas).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende cinco porções (cerca de 400 gramas), recomendação que é endossada pelo Fundo Mundial de Pesquisas sobre Câncer e o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Como no almoço a gordura não pode ultrapassar as 270 calorias, o ideal é optar por carnes grelhadas no lugar das fritas. O jantar deve reunir 320 calorias de carboidratos, 80 de proteínas e 135 de gorduras. Quem preferir repetir o almoço, deve diminuir a quantidade de carboidrato para duas colheres.

200 g de frango garantem a dose diária recomendada (DDR) de proteína: 0,8 g por quilo de peso corporal. Um défice mínimo de proteínas pode impedir que ganhe tecido muscular.

Segue uma listagem de exemplos de alimentos com 500 calorias para que possas ficar a conhecer as suas porções:

  • 1 Big Mac. ...
  • 3 Bananas e Meia. ...
  • 2 Doses Pequenas de Batatas Fritas do MacDonalds. ...
  • 1 Abacate e Meio. ...
  • 2 Chocolates Snickers. ...
  • 2 Fatias Grandes de Pizza Peperroni Dominios. ...
  • 1 Quilo e 700gr Framboesas!