Qual a quantidade de comida para ganhar massa muscular?

Perguntado por: unogueira3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

Basta multiplicar o seu peso atual pelo número correspondente de calorias de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, se você tem 70 kg e quer ganhar peso, você deve consumir aproximadamente 2.450 calorias por dia (70 x 35).

Em uma dieta de ganho de massa muscular, você pode incluir frutas e vegetais à vontade, somando a isso um café da manhã com ovos, aveia, queijos, leite, iogurte, granola, castanhas e pão integral. O almoço pode ser planejado com alimentos como arroz integral, feijão, carne à sua escolha e verduras.

Em relação à quantidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem pratica atividade física, é recomendado de 1 a 1,7g de proteína por kg. Se o seu peso é 60kg, o indicado é ingerir entre 60g e 102g por dia.

Entenda porque comer de 3 em 3 horas proporciona tantos Benefícios aos Marombas! Se seu objetivo é construção muscular ou queima de gorduras você tem que saber que comer de 3 em 3 horas é algo de muita importância para quem treina com pesos em busca dos objetivos citados acima.

Geralmente, comer 3 a 5 ovos por dia é o suficiente para hipertrofia. Esta quantidade de ovos trará todos os benefícios do alimento na construção de massa muscular.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Evitar pular refeições é importante para que seja possível atingir todas as calorias necessárias durante o dia, sem estimular possíveis perdas de massa magra durante um jejum prolongado. O ideal é que sejam feitas de 5 a 6 refeições por dia, com atenção redobrada no café da manhã, pré e pós-treino.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.

Assim, juntos, ajudam a reparar os músculos. Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. Quanto e quando consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

1- para almoço e jantar, costumamos considerar de 300 a 400 gramas de alimentos por adulto e de 150 a 250 gramas por criança, de acordo com a idade. 2- Geralmente calculamos 600 ml de refrigerante ou suco por pessoa e 800 ml de cerveja para cada adulto.

Os alimentos para ganhar massa muscular são aqueles fontes de proteínas, como frango, carnes, ovos, feijão, amendoim e tofu. Além desses, também é muito importante o consumo de alimentos fontes de probióticos, como o kefir, kombucha e iogurte.

Alimentos ricos em açúcar adicionado: doces e alimentos industrializados que contam com açúcar artificialmente adicionado são alguns alimentos que devem ser evitados. Além de promover o acúmulo de gordura e consequente ganho de peso, os alimentos ricos em açúcar não beneficiam o ganho de massa.

Barato e acessível, o ovo é uma das melhores formas de ganhar músculos. É um alimento indispensável para quem treina. Isso porque ele tem alta digestibilidade e é uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para o aumento da musculatura.

“E embora o ovo seja um alimento saudável, ele também possui calorias. E, por isso, quem quer perder peso deve consumi-lo com moderação”, afirma. Segundo ela, o recomendado, nesse caso, geralmente varia de um a três ovos por dia, intercalando com outras fontes (também boas) de proteínas.

Por que o ovo inteiro é melhor
Falando em números exatos, a resposta pós-treino de construção de músculos entre quem comeu o ovo inteiro foi 40% maior do que a da turma que ficou somente com as claras. A gema do ovo é rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina A e D, riboflavina e niacina.

Veja 6 ideias de alimentos para ganhar massa muscular

  • Tapioca recheada com queijo branco;
  • Crepioca com recheio de frango desfiado e requeijão;
  • Pão integral com ovos mexidos;
  • Frutas com aveia;
  • Panqueca proteica (com suplemento) com pasta de amendoim;
  • Mingau com suplemento.

Após os treinos noturnos, é recomendado ingerir porções moderadas de carboidratos complexos, com baixo índice glicêmico, como arroz integral, pão integral e batata doce.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.