Qual a quantidade de cloro para uma piscina de 15.000 L?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

60 gramas

Qual a quantidade de cloro para uma piscina de 15.000 L? Um cálculo simples para medir a quantidade de cloro ideal é usar 4 gramas a cada 1000 litros de água. Consequentemente, em 15 mil litros, a quantidade de cloro na piscina será de 60 gramas.

A dosagem média de cloro granulado é de 4g para cada 1000L de água. Como sua piscina tem 18.000L a quantidade de cloro que deve ser adicionada é de 72g. Aconselho comprar um kit teste de análise de cloro para monitorar o valor que deve estar entre 1 e 3 ppm.

Dosagem Recomendada: 01 pastilha de 200g para cada 20.000 mil Litros de agua.

A manutenção e a periodicidade do cloro em piscinas
Piscinas públicas, por exemplo, requerem tratamento diário. As residenciais podem passar por esse processo aproximadamente três vezes por semana. Se o uso for maior, o intervalo entre as aplicações deve ser reduzido.

Colocar cloro no pré-filtro da bomba da piscina é um erro comum uma vez que facilita realmente a dissolução do cloro. Entretanto, este hábito é problemático uma vez que contribui para a corrosão dos componentes metálicos da bomba.

Durante todo o processo de cloração, o ideal é manter a motobomba ligada com a válvula do filtro na posição RECIRCULAR. Isso otimiza a mistura do produto na água, a performance da sanitização e também reduz as chances de danificar o revestimento da sua piscina, ok?

O Cloro Granulado, cujo princípio ativo é o hipoclorito de cálcio, é um dos produtos mais duráveis entre os utilizados no tratamento da água. Se for armazenado da forma correta (em local fresco e escuro, longe da luz solar), ele pode durar até 2 anos.

Como saber que há excesso de cloro na piscina?

  1. Dermatites.
  2. Irritações oculares.
  3. Asma.
  4. Manifestação de doenças respiratórias causadas pelo vapor de cloro na superfície da água.

É possível utilizar uma fita teste para medir a quantidade de cloro livre na água. Se esse parâmetro for inferior a 1 ppm (partes por milhão), deve-se adicionar cloro. Esse processo deve ser repetido todos os dias até que o teor de cloro livre se estabilize entre 1 e 3 ppm.

Como limpar piscina verde: confira o passo a passo

  1. Verifique a areia do filtro da piscina. ...
  2. Remova detritos sólidos com uma peneira. ...
  3. Faça um teste de pH. ...
  4. Aplique o cloro granulado. ...
  5. Escove piso e paredes. ...
  6. Utilize um algicida. ...
  7. Aposte em clarificante para uma água cristalina.

Como fazer a decantação da piscina
Meça e ajuste o cloro livre da piscina; Adicione o decantador à água da piscina conforme instruções do rótulo do próprio decantador; Desligue a motobomba da piscina e aguarde pelo menos 12 horas para que a decantação aconteça perfeitamente; Faça a aspiração do fundo da piscina.

Realmente o cloro se esvai com facilidade em dias de sol ou chuva. Para isso você deve regular o ph e a alcalinidade da água com frequência e sempre antes da utilização do cloro.

Varia muito de piscina para piscina, se tiver aquecedor, uso da piscina, clima, local etc.... mas dura 2 a 3 meses ou até mais dependo da dosagem de cloro.

Dosagem recomendada:
Para manter a água sempre cristalina, utilize semanalmente 1,5 ml do produto para cada mil litros de água. Caso a sujeira presente na piscina esteja elevada, utilize de 3 a 6 ml do Clarificante para cada mil litros de água.

O período ideal para ajustar o ph com produtos químicos é no período da manhã ou tarde para que no fim do dia seja aplicado o cloro para fazer a desinfecção.

floculante

Primeiro: floculante ou clarificante
O floculante (ou clarificante) é um produto utilizado para solidificar e concentrar as impurezas ao fundo da piscina, visando facilitar a filtragem e limpeza das partículas maiores de sujeira. A aplicação desse produto é dispensável caso sua piscina não esteja tão suja assim.

Após serem feitos os ajustes de pH, alcalinidade total e cloro livre. O ideal é que o cloro seja aplicado na água da piscina dia sim, dia não. Já em piscinas de muito é recomendado que as aplicações de cloro sejam diárias. A cada 2 dias deve ser feita a análise do nível de cloro residual.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

O principal motivo que faz a água da sua piscina ficar verde é a proliferação de algas devido à falta de um saneante residual, como o cloro. Isso também pode ocorrer quando os parâmetros da água da sua piscina estão desregulados ou por falta de manutenção do seu equipamento gerador de ozônio.

Primeiramente, não se deve misturar compostos como hipoclorito de cálcio com dicloro ou tricloro. Afinal, esses compostos químicos são incompatíveis, causando riscos de reações químicas se entrarem em contato um com o outro.