Qual a quantidade de carboidratos por dia para hipertrofia?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular, a recomendação de consumo diário de carboidratos é de 8 a 9 gramas por quilograma corporal. Já para hipertrofia máxima, superior a 9 gramas — o que deve ser feito sob orientação de um nutricionista, é claro!

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

Basta multiplicar o seu peso atual pelo número correspondente de calorias de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, se você tem 70 kg e quer ganhar peso, você deve consumir aproximadamente 2.450 calorias por dia (70 x 35).

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva recomenda o consumo de 8 a 10 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal por dia, dependendo do exercício físico praticado e do período do consumo, ou seja, durante a preparação para com-petições e durante ou após a competição.

Segundo nutricionistas esportivos, as pessoas que praticam atividades intensas como a musculação devem consumir entre 5 e 8 gramas de carboidrato para cada quilo corporal. Ou seja, um indivíduo que tem 75 quilos deve consumir, em média, 400 gramas de carboidrato diariamente para conseguir o aumento muscular.

O mais comum é dividido 40:40:20, ou seja, 40% das calorias atribuída à proteína, 40% de carboidrato e 20% de gorduras. A partir daqui, saber quantos gramas de cada macronutriente você precisa é uma questão de aritmética simples. Como exemplo, digamos que seu alvo de ingestão calórica é 2 mil calorias por dia.

Para indivíduos adultos saudáveis, a recomendação média é de que o consumo de nutrientes não ultrapasse os seguintes valores: Carboidratos – 55% das calorias consumidas. Gorduras – 35% das colorias consumidas. Proteínas – 20% das colorias consumidas.

De acordo com o nutricionista, a proteína é importante para o ganho de massa magra pois contribui para a regeneração do tecido muscular após as lesões causadas pelo exercício físico.

De acordo com a evidência mais recente, a fórmula de Harris-Benedict e a fórmula de Cunningham, parecem ser as mais adequadas para populações atléticas, sendo a primeira mais adequada para homens e a segunda para mulheres (Jagim et al., 2018).

Mas vamos falar o que é normalmente prescrito em uma dieta de hipertrofia: Estima-se uma média de 2,0g/kg/dia, (sendo 2,0g uma dieta hiperproteica) o que equivale em média, por exemplo uma mulher de 60kg, 120g de proteína por dia. Pensando que um filé de frango possuí 27g de proteína, não é muito difícil atingir.

O treinamento de força, e a ingestão de 1,6g de proteína/kg de peso/dia é suficiente para aumento da massa muscular e da força. Entretanto, alguns indivíduos que buscam maximizar o ganho de massa muscular com treinamento de força, podem se beneficiar de quantidades de 2,2g proteína/kg de peso/dia.

Exemplos de carboidratos simples: 100g de açúcar = 100g de carboidratos.

Para rápida recuperação muscular nas primeiras duas horas após o treinamento e ao longo do dia, deve ser associado carboidratos e proteínas, normalmente são utilizados suplementos na proporção de 3 a 4g de carboidratos para 1g de proteínas. Exemplos: Whey protein (15g) associado a dextrose (45g a 60g) ou duas frutas.

Uma banana de tamanho médio oferece 26,95 gramas de carboidrato, além de ser rica em outros nutrientes como potássio – excelente para a saúde do coração, ajudando a evitar a hipertensão – e vitaminas A e C. Uma xícara de manga picada contém 24,72 gramas de carboidrato.

Comer demais
É verdade que para aumentar a massa muscular é necessário acrescentar calorias à sua dieta, mas se você exagerar na quantidade (e qualidade) dos alimentos, a partir de um certo ponto só estará aumentando seu estoque de gordura, e não seu bíceps.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.

Se você quer ganhar peso (hipertrofia), você precisa aumentar o consumo de calorias de 5 a 15% (isso também varia).

É possível utilizar legumes como a couve-flor ou brócolis em substituição ao arroz nas refeições. A textura desses vegetais depois de triturados em um processador lembra bastante o cereal.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.