Qual a quantidade de carboidrato para hipertrofia?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular, a recomendação de consumo diário de carboidratos é de 8 a 9 gramas por quilograma corporal. Já para hipertrofia máxima, superior a 9 gramas — o que deve ser feito sob orientação de um nutricionista, é claro!

Cada grama de proteína e carboidrato equivale a 4 calorias, enquanto cada grama de gordura é 9 calorias. Então, se você dividir o número de calorias de proteína e carbo por 4 e de gordura por 9, você descobre quantos gramas de cada nutriente você precisa.

Exemplos de carboidratos simples: 100g de açúcar = 100g de carboidratos.

Para ganhos de massa muscular, a divisão de macros pode ser calculada como:

  1. 4g de carboidrato por quilo corporal, que seriam 4g x SEU PESO.
  2. 2g de proteína por quilo corporal, que seriam 2g x SEU PESO.
  3. 1g de gordura por quilo corporal, que seriam 1g x SEU PESO.

Monique recomenda comer 8 a 10 gramas para cada quilo do peso corporal (para um corredor de 70 quilos, isso significa cerca de 600 gramas - ou 2 400 calorias - de carboidratos por dia).

Por exemplo, um alimento que contém 20 gramas (g) de carboidratos totais e 10 g de fibra alimentar possui 10 g de carboidratos líquidos. Esse número final, 10 g, é a quantidade de carboidratos que o alimento contém que o corpo pode digerir em glicose.

Se, por exemplo, a recomendação do nutricionista é consumir 30 gramas de carboidratos em determinada refeição, o indivíduo pode escolher um sanduíche ou 1 xícara de sorvete de creme, já que ambos fornecem a mesma quantidade do nutriente e vão impactar na glicemia da mesma forma.

Exemplo de indivíduo com objetivo de hipertrofia muscular
Vamos ao exemplo: um indivíduo de 75kg com 10% de gordura corporal, com objetivo de manter massa muscular, temos o seguinte calculo: 75kg x 50kcal = 3750 kcal ao dia.

Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. Quanto e quando consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.

Logo, consumir carboidrato não só garante que teremos disposição, mas também que esse nutriente será queimado, como um combustível, quando precisarmos de energia. Já as proteínas são mais eficientes na formação de massa magra, ou seja, de músculos.

Quando o objetivo é hipertrofia, a maioria das pessoas já sabe que as proteínas são importantes e fundamentais nesse processo. Um total de 1.4 a 2.0 g de proteína/kg de peso é necessário para esse objetivo.

Vamos começar pelas calorias: em 100g de integral cozido, encontramos 123 kcal. Já no branco, 128 kcal.

A chave é ter um suprimento consistente de proteína para ajudar a reduzir o risco de perder massa muscular durante a dieta. Para acelerar o processo de emagrecimento e contribuir para secar gordura, a gente limita radicalmente a ingestão de carboidratos, durante quatro a cinco dias por semana.

Para iniciantes na prática da musculação, recomenda-se o superávit calórico de 500 – 1000 Kcal/dia, ou 20 – 40 % acima das Kcal de manutenção. Já para indivíduos com maior experiência de treino como os fisiculturistas, o balanço energético positivo é ideal.

Uma banana de tamanho médio oferece 26,95 gramas de carboidrato, além de ser rica em outros nutrientes como potássio – excelente para a saúde do coração, ajudando a evitar a hipertensão – e vitaminas A e C. Uma xícara de manga picada contém 24,72 gramas de carboidrato.

1. Arroz. Seja branco ou integral, o arroz é um alimento rico em carboidratos e uma opção presente em quase todas as mesas brasileiras.

A conta é simples: 40% de suas calorias são dedicados a sua ingestão de carboidratos. 2.000 x 0,4 = 800 calorias (40%). Sabendo que existem 4 calorias por grama de carboidratos, o montante total é de 200 gramas de carboidratos (800 ÷ 4 = 200).

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Um grama de carboidrato oferece aproximadamente 4 kcal, ao passo que 1 grama de lipídio fornece cerca de 9 kcal. Quando o alimento é ingerido em excesso, a grande parte torna-se gordura, e o indivíduo acaba engordando.