Qual a quantidade de banheiro por pessoas?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O consenso comum diz que é preciso 1 banheiro para cada 50 pessoas. Parece um número razoável, mas é preciso levar em conta uma série de fatores.

NR 24

A NR 24 é a norma regulamentadora que trata das condições de higiene e conforto nos locais de trabalho, ou seja, garante que os trabalhadores terão condições dignas de trabalho. Imagine, por exemplo, uma empresa que não oferece nem um banheiro limpo para os trabalhadores.

c) banheiro: o conjunto de peças ou equipamentos que compõem determinada unidade e destinado ao asseio corporal. 24.1.2 As áreas destinadas aos sanitários deverão atender às dimensões mínimas essenciais.

O texto da nova Norma Regulamentadora 18 (NR-18), prevista para entrar em vigor no dia 2 de agosto, prevê a opção do uso de banheiro com tratamento químico em frentes de trabalho em substituição a instalações sanitárias, devendo este ser dotado de mecanismo de descarga ou isolamento dos dejetos, com respiro e ...

18.4.2.4 A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração.

Em média, os banheiros químicos suportam ser utilizados até 200 vezes. O cálculo basicamente é: a cada hora evento, é necessário um banheiro para cada 100 pessoas.

4.1.1 As instalações sanitárias serão compostas de bacia sanitária e lavatório, respeitando a proporção de 1 (um) para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, podendo ser dispensada a separação de instalação sanitária por sexo, para grupo de até 10 (dez) trabalhadores desde que sejam garantidas condições de ...

Em média, o cálculo de pessoas por metro quadrado em lugares onde as pessoas estarão sentadas varia entre uma a duas pessoas por metro quadrado, enquanto para eventos onde as pessoas ficarão em pé, é possível acomodar de 3 a 9 pessoas.

O Projeto de Lei 4019/21 proíbe, em todo o País, banheiros e vestiários públicos “na modalidade unissex”. O texto se refere a estruturas multigênero, livres ou neutras que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, não apenas as do gênero masculino ou feminino.

Canteiros de obras: A NR 18 estabelece que as instalações sanitárias devem estar situadas em locais de fácil e seguro acesso, não sendo permitido um deslocamento superior a 150 metros do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios.

30.1.1 Esta norma regulamentadora tem como objetivo a proteção e a regulamentação das condições de segurança e saúde dos trabalhadores aquaviários.

WC é uma sigla em inglês de Water Closet, que significa “gabinete de água”, na tradução literal para a língua portuguesa. Os ingleses costumavam utilizar o WC para identificar os banheiros públicos, porém o termo não é mais tão comum no país, sendo considerado até “démodé”.

A Mudança na norma dispensa de exigência de banheiro separado por sexo para empresas com até 10 empregados. Esse era um problema bastante comum também, principalmente em pequenos escritórios como um de contabilidade. Em um escritório como esse, ninguém troca de roupa, apenas faz o uso “normal” de um banheiro.

10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. 10.8.2 É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

Exige-se no mínimo um vaso sanitário para cada 20 trabalhadores. Deve haver suporte para papel higiênico e um recipiente para seu descarte, se a descarga da bacia não for suficiente para tanto.

Com a nova redação dada à NR 18, as empresas ficam obrigadas a implementar o PGR, que passa a substituir o antigo Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT). Essa exigência se justifica devido ao fato de o Programa de Gerenciamento de Riscos ser mais completo do que o PCMAT.