Qual a quantidade de adubo por hectare para pastagem?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte. Lembrando que a recuperação e manutenção do solo não tem apenas o adubo como base.

Em pastagens estabelecidas, a adubação de manutenção será aplicada de forma parcelada na época de crescimento da pastagem, após a saída dos animais ou a cada 30 dias. O ideal é que uma parcela seja aplicada após cada ciclo de pastejo. A adubação de manutenção deve ser feita anualmente.

Para uréia e também para o nitrato de amônio, as maiores respostas foram para as dosagens de 25 e 50 kg de N/ha (Tabela 1).

Existem no mercado brasileiro várias opções de fertilizantes NPK (4–14–8, 10–30–10, 20–5–20, etc.). Exemplificando, ao realizar uma adubação com 100 kg/ha de um fertilizante NPK 10–30–10, serão aplicados 10 kg/ha de N, 30 kg/ha de P2O5 e 10 kg/ ha de K2O, respectivamente.

Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte. Lembrando que a recuperação e manutenção do solo não tem apenas o adubo como base.

Adubo npk 10-10-10 ótimo para gramados, pastagens e jardins - o melhor - pct de 1 kg.

Recomenda-se aplicar calcário para elevar a saturação por bases do solo para 40%. Como os solos da região Amazônica, normalmente, apresentam baixos teores de cálcio e magnésio, recomenda-se, preferencialmente, a utilização de calcário dolomítico.

Na adubação de manutenção, recomenda-se a aplicação de 20 kg/ha de fósforo, 60 kg/ha de potássio e 40 kg/ha de nitrogênio, levando em consideração o uso de 20 t/ha de adubo orgânico. Na ausência de adubação orgânica, essas doses devem ser dobradas.

Ou seja, sim, o calcário pode ser usado na pastagem e ele efetivamente ajuda a potencializar a produção. Ainda que haja diferentes climas e tipos de solo, o calcário deixa o solo mais fértil para a sua produtividade.

Regue a Planta – Coloque uma pequena quantidade de adubo, regue a planta e depois coloque o restante. Esse processo ajuda a distribuir os nutrientes com mais facilidade e harmonia. Incorpore o Adubo ao Solo – Evite que ele fique próximo à raiz e do caule. Além disso, não o deixe exposto.

Recomendando-se 10kg sementes / hectare com qualidade de pureza 40% e 85% de germinação (ou seja, VC 34%) obtém-se 3,4 Kg de sementes puras viáveis (40% de 10 Kg x 85%). Em um hectare isto representa 44 sementes por m2 (130 sementes x 3.400g / 10.000 m2).

Você pode adubar, sim, a área com gado dentro. Não tem problema, não, de intoxicar.

Ureia no trigo
A pesquisa indica uma dosagem de 60 a 120 kg/ha (a depender do teor de matéria orgânica, cultura precedente, região e expectativa de rendimento) sendo 15 a 20 kg/ha na semeadura e o resto em cobertura (perfilhamento e alongamento do colmo).

A maior dose de ureia, obtida com base no numero de plantas, proporcionou menor germinação no terceiro dia após a semeadura, provavelmente devido a maior condutividade elétrica e maior volatilização de NH 3 a que foram submetidas às plantas deste tratamento.

A adubação deve ser feita quando a pastagem está degradada e há falhas na rebrota. Geralmente, quando a pastagem está com baixa fertilidade, a altura gira entre 15 cm e 20 cm e os resíduos ficam à mostra na superfície. A época ideal para a adubação é no fim do período das águas, quando as chuvas estão encerrando.

R$ 26,97

1K - R$ 26,97.