Qual a quantidade de adubo para colocar nas plantas?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

A quantidade depende do tamanho do vaso, de sua espécie e porte, mas geralmente o intervalo de reposição é de 3 a 4 meses para espécies de folhagens e de 2 a 3 meses para espécies floríferas.

Aposte no adubo NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.

O adubo granulado precisa sempre ser incorporado ao solo. Ele não deve ficar exposto, nem próximo das raízes e do caule da planta, pois o contato pode causar danos.

Aposte em cascas de alimentos para adubar sua horta em vasos. As cascas de frutas e outros alimentos (ovos, leguminosas, entre outros) são uma boa opção de adubo orgânico caseiro para a sua horta em vasos. Ricas em nutrientes, quando misturadas à terra de plantio, essas cascas liberam mais energia para as variedades.

O recomendado é nas primeiras horas do dia quando o sol ainda não está forte, para que não queime. Lembrando também que deve ser aplicado preferencialmente nas raízes.

Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

Isso porque determinadas plantas precisam de nutrientes específicos. Na lista de adubos químicos, o mais utilizado é o NPK, que, como a sigla diz, é fonte de nitrogênio, fósforo e potássio.

Seja um vaso cônico (tronco de cilindro), onde a base menor tem 16 cm de diâmetro, a base maior 24 cm de diâmetro e uma altura de 20 cm. Os valores em diâmetro devem ser divididos por dois para se ter o raio (R). .'. R1 = 16/2 = 8 cm; R2 = 24/2 = 12 cm.

A resposta do milho à fertilização seguiu a lei dos retornos decrescentes, em que 4 a 8 g de fertilizante por cova permitiram obter boa parte da resposta produtiva, com alta eficiência de uso dos nutrientes (Figura 2).

NPK 15-15-20 (15 partes de nitrogênio, 15 partes de fósforo e 20 partes de potássio): essa fórmula é rica em potássio e considerada bem prática, uma vez que pode ser usada também no cultivo hidropônico, indicada especialmente para hortas.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho). Há ainda o adubo do tipo Osmocote, que deve ser colocado superficialmente, assim, fica visível durante as regas: molhe por cima e ele soltará o nutriente aos poucos.

Coloque o adubo afastado das raízes e do caule. Em plantas de vasos, o ideal é aplicar o NPK nas laterais e depois regar. Em uma árvore, o NPK pode ser depositado em pequenos buracos cavados próximos às raízes.

Confira 6 sugestões:

  1. Borra de café A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. ...
  2. Cascas de alimentos vegetais. Essa alternativa é muito fácil e, certamente, você terá os ingredientes em casa. ...
  3. Leite. Você deve estar achando estranho, não é? ...
  4. Casca de ovo. ...
  5. Canela. ...
  6. Cascas de banana.

A adubação líquida sempre será menos concentrada, pois os nutrientes são assimilados mais facilmente do que no caso dos adubos granulados, ou seja, a absorção pela planta é mais rápida, porém também é perdida mais facilmente pelo processo de lixiviação.

Pó solúvel: como o próprio nome sugere, deve ser diluído em água antes do uso. Feito isso, é só regar o solo com a mistura; Concentrado: traz uma alta concentração de nutrientes em pouca quantidade de produto, o que o torna muito econômico.

Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses.

Regue completa e uniformemente
Se você regar apenas um lado, as raízes e as folhas crescem em direção à água que está disponível naquele lado. Para manter sua planta cheia e exuberante, regue uniformemente em todo o vaso. Regue bem até que a água escorra do fundo do vaso para o pires.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

Casca de banana e ovo, borra de café e outros alimentos que você tem em casa podem ser muito úteis na hora de cuidar do jardim. A razão das suas plantas não crescerem, florescerem ou se manterem firmes e fortes pode estar na falta de nutrientes no solo.

A primeira coisa que você deve fazer, ao diagnosticar que uma planta está com excesso de água, é sentir o substrato. Examine entre 4 a 5 centímetros de profundidade. Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos.