Qual a quantidade de açúcar que um diabético pode ingerir por dia?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

A recomendação é que o açúcar não ultrapasse 10% do valor energético total da alimentação.

12 colheres

Isso significa que, por dia, cada brasileiro, consome em média 18 colheres de chá do produto (o que corresponde a 80g de açúcar/dia), sendo que o limite máximo aconselhado pela OMS para um adulto é de 12 colheres. Desse total, 64% corresponde aos açúcares adicionados aos alimentos e bebidas.

O excesso de açúcar pode provocar uma sobrecarga no pâncreas, que passa a não conseguir produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose.

Essas pacientes devem dar preferência à sucralose, acessulfame de potássio e estévia“, recomenda a médica. Há ainda um outro tipo de adoçante, chamados de calóricos.

Adicionando mais açúcar, creme, aroma (que são carboidratos) no café, obviamente, aumentam o nível de glicose em um grau maior entre os diabéticos, a não ser que já esteja incluído na contagem de calorias diária prescrita.

Ingestão diária máxima de 5,0 mg/Kg de peso corpóreo/dia. De forma prática, para uma pessoa de 70Kg atingir a dose máxima recomendada por dia, ela teria que ingerir 3 vidros e meio de adoçante por dia, o que equivaleria aproximadamente a 125 gotas por quilo de peso/dia.

Stevia. A stevia é um adoçante natural, com zero calorias e obtido a partir de plantas. No caso de pessoas que sofrem de pré-diabetes ou de diabetes, a stevia pode ser uma alternativa em relação ao açúcar refinado.

Itens como nozes, castanhas e amêndoas são boas opções para controlar os níveis de açúcar no sangue. As oleaginosas são fontes de fibras, gorduras boas, proteínas e contribuem com a saciedade.

Diminuir o risco de doenças inflamatórias
O açúcar é um alimento inflamatório e está associado a doenças cardiovasculares, dislipidemia, artrite e até câncer. “Reduzir o açúcar melhora a produção de hormônios que combatem as inflamações”, explica Iara Calazans.

14 gramas

Uma banana média possui 14 gramas de açúcar. Um copo médio de cerejas tem 18 gramas de açúcar.

50 gramas = 1/4 xícara (chá). 10 gramas = 1 colher (sopa). 4 gramas = 1 colher (chá).

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS POR QUEM TEM DIABETES

  • Alimentos com açúcar.
  • Bebidas açucaradas.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Carnes processadas.
  • Tubérculos em geral.
  • Mel.
  • Doces em geral.

.Hiperglicemia

  • Urinar em grande quantidade e mais vezes;
  • Ter sede constante e intensa;
  • Sensação de boca seca;
  • Fome constante e difícil de saciar;
  • Cansaço;
  • Visão turva.

Fique longe do álcool e do cigarro
O cigarro, por sua vez, além de não oferecer nenhum benefício, aumenta o risco de diabetes tipo 2 de 30% a 40% por promover o ganho de peso, aumentar as taxas de cortisol e estimular a formação de radicais livres.

Diabéticos podem consumir açúcar mascavo? Segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, quem sofre dessa condição pode, sim, consumir o açúcar mascavo. A recomendação é que a quantidade utilizada seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois ele eleva a glicemia.

A OMS, cujos valores são adotados no Brasil, aceita três vezes mais (15mg/kg de peso). Ou seja: uma pessoa de 60kg poderia consumir até 1.080 gotas num dia.

Diabéticos podem sim usar o demerara, porém com quantidades corretas e principalmente em momentos específicos. Essa orientação vale não só para o demerara, mas para quaisquer tipo de açúcar que seja consumido.