Qual a quantidade certa de creatina?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia. Vale destacar, mais uma vez, que esta dose é recomendada para pessoas com mais de 19 anos.

A suplementação de creatina em doses variáveis de 20-30g por dia (porções de 5g ao longo do dia) podem aumentar o conteúdo total de creatina e fosfocreatina (PCr) . A literatura também traz que sua suplementação pode ser realizada em doses de 5 a 20g/dia por mais de 5 dias.

Para quem desconhece como funciona a saturação, ela consiste em tomar 5g (1 colher de sobremesa) de creatina 4 vezes ao dia (20g total) durante 5 dias, depois mantém a fase de manutenção tomando 5g por dia até acabar o pote.

O consumo de creatina, em geral, pode ter algumas estratégias envolvidas. A quantidade de creatina por dia, recomendada pela Anvisa, é de 3 g, porém, muitas pesquisas recentes usam 5 g de creatina como medida para o dia.

USO IDEAL E RESULTADOS. O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Impulsionar funcionamento do cérebro
Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.

Para que você tenha uma melhor absorção da creatina é fundamental ingerir junto com carboidratos. Isso porque, a liberação da insulina melhora o transporte da creatina para células musculares, facilitando a síntese das proteínas. Uma sugestão para pós-treino é ingerir a creatina juntamente com o Whey Protein.

Qualquer quantidade acima da recomendada pode acarretar problemas de saúde. O excesso de creatina no corpo é excretado através da urina, podendo sobrecarregar os rins que fazem o processo de filtração de substâncias, causando toxicidade ou insuficiência. Além disso, pode causar dores no estômago, diarreia e náuseas.

O consumo de Creatina acima de 3g ao dia pode ser prejudicial à saúde. Sabe-se que o valor recomendado para a maioria dos praticantes de atividades física é o dobro disso. É possível obter creatina a partir da alimentação, geralmente proveniente de proteínas animais, principalmente da carne vermelha.

A suplementação de creatina a curto ou longo prazo (até 30g/dia por 5 anos) não leva a nenhum efeito prejudicial a indivíduos saudáveis.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

A creatina pode ser ingerida tanto antes quanto depois do treino. No entanto, é válido ressaltar que esse é um amplo debate entre profissionais da área da saúde, já que até o momento não há comprovação científica sobre qual horário é mesmo o indicado para tomar o suplemento.

Estudos mostram que a eficiência da creatina não está relacionada à quantidade ingerida, já que o excesso dela pode ser causar toxicidade e insuficiência renal.

A quantidade de creatina por dia, recomendada pela Anvisa, é de 3g, porém, muitas pesquisas recentes usam 5 g de creatina como medida para o dia. O grande segredo é que os benefícios da creatina são evidenciados quando todo o espaço no interior da célula é ocupado.

Se houver um consumo maior de creatina do que o exigido ativamente pelo corpo, o excesso será excretado na urina. Portanto, não faz sentido tomar altas doses de creatina por períodos prolongados de tempo.

- A dose de glutamina deve ser de 0,3g / kg por kg de massa magra. Exemplo: um indivíduo que pesa 90kg e tem 12% de gordura corporal. A massa magra dessa pessoa é de 79,2 kg (90 x 0,12 = 10,8 = 90 - 10,8 = 79,2). Portanto a dose de creatina vai ser 79,2 kg x 0,3g/kg = 23,7g de creatina.

Sim! Whey e creatina são tão eficazes quando consumidos sozinhos quanto combinados. Um estudo não mostrou efeitos adversos ao misturar os dois suplementos. Ambos os suplementos podem ser consumidos antes ou depois do treino, ao mesmo tempo ou separados, não há a necessidade de intercalá-los.