Qual a proposta dos neomalthusianos?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A premissa da Teoria Neomalthusiana determina que o crescimento da população tem como resultado o aumento da pobreza. Portanto, a principal característica dessa teoria é a defesa do controle da população, com vistas a evitar o aumento da pobreza na sociedade.

A Teoria Neomalthusiana foi desenvolvida no início do século 20 e baseou-se no Malthusianismo. Os neomalthusianos demonstravam receio em relação ao crescimento acelerado da população nos países desenvolvidos, visto que, para eles, esse crescimento causaria impacto direto na renda per capita do país.

Isto porque, dizia Malthus, os recursos alimentares iriam crescer mais lentamente, e não seriam suficientes para alimentar essa população. Felizmente esse cenário não se verificou. Embora a população tivesse crescido de forma continuada, os recursos disponíveis foram suficientes para a alimentar.

Resposta verificada por especialistas. Com certeza, com a teoria Malthusiana. Nota-se em "Onde está Segunda" a presença de um mecanismo governamental que visa a qualquer custo conter o processo de aumento reprodução desregrada da população.

A teoria neomalthusiana foi desenvolvida em meados do século XX e tinha como base a teoria desenvolvida por Thomas Malthus.

A teoria reformista é conhecida também como teoria marxista. Trata-se de um dos principais contrapontos à teoria de Thomas Malthus e surgiu no mesmo contexto histórico da teoria neomalthusiana, ou seja, na segunda metade do século XX, em um momento de crescimento populacional nos países subdesenvolvidos.

07. Teoria que tentava explicar o atraso dos países subdesenvolvidos, segundo esta o elevado crescimento populacional aumentaria a pobreza e levaria este país à miséria. (A). Teoria de Malthus (B).

Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano? a) “Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento.”

O ecomalthusianismo é uma teoria demográfica e também ambiental que questiona a relação de desequilíbrio entre o crescimento populacional e a disponibilidade de recursos naturais, além da capacidade da natureza em resistir à crescente intervenção humana em função do aumento gradativo das populações.

A teoria de Thomas Malthus não se concretizou, já que ele não previu que, entre as contribuições da revolução industrial, estariam técnicas que impulsionaram a produção agrícola e, portanto, de alimentos.

Resposta: Pois ao fazer sua teoria, Thomas Malthus não contou com o avanço da tecnologia na produção de alimentos.

1929

Elaborada em 1929, essa teoria aponta que o crescimento da população passa a ser equilibrado a partir da redução das taxas de natalidade e mortalidade.

A Teoria Neomalthusiana acredita que o alto índice populacional presente nos países subdesenvolvidos (assim vistos na época) era o principal fator para que o país possuísse baixa renda per capita, consequentemente baixa economia e até mesmo estado de miséria.

A Teoria Neomalthusiana acredita que o motivo do subdesenvolvimento dos países era o aceleramento do crescimento populacional, e com isso, defendiam o uso de métodos contraceptivos. Já a Teoria Reformista, ao contrário da Neomalthusiana, acredita que a causa do crescimento da população é a miséria.

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.