Qual a profundidade do mar da Baía de Todos os Santos?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

De uma forma geral, a baía é rasa, com profundidade média aproximada de 6 metros. As áreas mais profundas estão localizadas ao longo do canal de Salvador, onde depressões localizadas atingem profundidades de até 102 metros (a oeste do farol da barra).

Américo Vespúcio

Registros históricos indicam que, em 1º de novembro de 1501, o cartógrafo e escritor Américo Vespúcio descobriu a Baía de Todos os Santos, assim nomeada pelo costume dos portugueses em dar nome aos acidentes geográficos de acordo com o santo do dia – e na data se celebrava o dia de Todos os Santos.

Baía de Fundy e a maior variação de maré do mundo.

A profundidade do local varia entre 5 a 12 metros. Faz parte da proteção a acostagem do Porto de Salvador, assim como o Quebramar Norte. No entanto, estamos falando de um molhe de 920 metros de extensão, onde uma extremidade está em terra e outra em mar.

Em 1° de novembro de 1501, uma expedição portuguesa comandada por Gaspar Lemos e acompanhada por Américo Vespúcio, chegava em nossas terras para mapeá-las. Os lusos, então, como era tradição na Igreja Católica, nomearam o acidente geográfico de acordo com o santo do dia, ou seja, o dia de Todos os Santos.

511 anos

Patrimônio Cultural da Humanidade, a Baía de Todos os Santos completa nesta quinta-feira, 1° de novembro, 511 anos. Localizada no Estado da Bahia é a maior do país e a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Baía de Hudson, no Canadá.

  • Ilha de Itaparica
  • Ilha dos Frades
  • Ilha da Maré
  • Ilha Bom Jesus
  • Ilha do Mêdo

17 m

A sua localização no alto de um morro tinha uma função estratégica, possibilitando uma vista panorâmica do mar que ajudava a prevenir possíveis ataques inimigos.

Parte da região metropolitana de Salvador também pertence ao Recôncavo. O significado da palavra vem do formato côncavo e da parte, também, côncava, do litoral do Estado da Bahia. Por isso o nome recôncavo.

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar.

A Baía de Todos os Santos é considerada a segunda maior baía do mundo, sendo a maior do Brasil. Ao todo, a região abriga mais de 50 ilhas, entre locais habitados e não habitados.

Junto com a baía de São José, compõe a unidade geológica conhecida como região do Golfo Maranhense, que abrange estuários, estreitos, enseadas, pequenos rios, muitas ilhas e áreas de mangues.

Em ordem de tamanho, as três maiores são:

  • Baía de Todos os Santos Baia de Todos os Santos.
  • Baía de Paranaguá Baia de Paranaguá
  • Baía de Guanabara Baia de Guanabara Baia do Guajará no Pará

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

Curiosidades sobre o oceano Atlântico
Cobre cerca de 20% da superfície terrestre, e é o segundo maior oceano do mundo. Seu ponto mais profundo é a fossa de Porto Rico, com 8380 mil metros de profundidade.

200 metros

O litoral brasileiro é extenso e pouco recortado. A plataforma continental - terreno da crosta terrestre que avança para o mar - tem profundidade média de 200 metros e largura média de 90 km.