Qual a profundidade de um Fervedouro?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

75 metros

Alguns fervedouros podem ter até 75 metros de profundidade. Mas pode ficar tranquilo(a) porque você não vai se afogar, devido à forte pressão da água e pela rocha impermeável ao fundo, que é repleta de areia. Você pode até afundar, mas logo, logo a água te empurra para cima.

No centro disso, um grande poço de água azul transparente, nascente de um rio subterrâneo. É a água que brota das areias claras a responsável pela pressão que provoca o chamado fenômeno da ressurgência, que tornam impossível que se afunde neles: por mais que se esforce, a pressão empurra o banhista para cima.

Essas piscinas são alimentadas por nascentes subterrâneas, que fazem a água jorrar com tanta força que é impossível afundar. Os fervedouros são encontrados principalmente na região do Jalapão, no Tocantins, mas também existem em outras partes do Brasil.

Devido às bolhas que a fonte produzia, semelhante a água em ebulição, denominaram o lugar de 'Fervedouro'.

O nome desse fenômeno é ressurgência. E ele ocorre exatamente pelo “ferver” da água (é por isso que se chamam fervedouros), que altera radicalmente a densidade e permite que as pessoas pisem em uma mistura feita de areia e água sem que consigam chegar ao fundo.

Um dos moradores do local nos recebeu e nos contou que já fui picado por uma cobra jararaca há alguns anos, próximo ao fervedouro, mas garantiu que a presença de cobras no local não é muito frequente.

O Jalapão é conhecido por sua rica biodiversidade e uma fauna exuberante. Entre as espécies de animais que habitam a região, as cobras fazem parte desse ecossistema tão peculiar. No entanto, é importante ressaltar que a presença delas não é motivo para alarme ou preocupação.

E assim encontramos um fenômeno: o fervedouro, onde é impossível afundar. “É um fenômeno chamado ressurgência hídrica. Acontece que o lençol freático não encontra vazão sob a camada de rocha que é impermeável, e ele nasce com essa pressão que impede que as pessoas afundem.

Acontece que essas pequenas lagoas, chamadas de Fervedouros do Jalapão, são formadas em cima de nascentes. A areia ultra fina forma uma camada entre a nascente e a água represada. Ao pular no fervedouro, essa camada é rompida e a água que brota incessantemente da terra não te permite afundar!

Estação chuvosa - de outubro a abril
O lado ruim da estação chuvosa é óbvio: o tempo ruim pode atrapalhar os passeios em cachoeiras, a subida na trilha da Serra do Espírito Santo e dificulta ver um belo pôr do sol, um dos maiores espetáculos do Jalapão.

O ouro do Jalapão, como também é chamado o Capim Dourado – e com muita razão –, pode ser encontrado em maior abundância no extremo leste do estado do Tocantins, distante aproximadamente cerca de 350 km de Palmas, a capital.

11.100 habitantes

Fervedouro é um dos 853 municípios do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do país. O município possui 11.100 habitantes, 46,04% localizados em área urbana e 53,96% em área rural.

Os Fervedouros do Jalapão são pequenas massas de água, com fundo de areia. Nesses locais existem nascentes de água que geram o fenômeno da ressurgência. A pressão da água nascente na areia, deixam as pequenas partículas de areia em suspensão e é impossível afundar. É muito curioso e interessante viver essa experiência.

10.445 pessoas

A população da cidade de Fervedouro (MG) chegou a 10.445 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 0,93% em comparação com o Censo de 2010.

Esse fenômeno acontece devido à grande pressão na qual as águas são liberadas do lençol freático, fazendo com que o corpo se mantenha constantemente na superfície.

3.762

A área oficial do município de Novo Acordo atualmente é de 2.669km² e no recenseamento de 2010, consta com 3.762 habitantes, com um crescimento populacional na ordem de 6,03% em relação ao censo do ano de 2000.

Acredita-se que há 350 milhões de anos o Jalapão foi o fundo de um oceano. Esta crença é devido à forma de relevo existente e a presença de dunas e muita areia no meio do Brasil. O relevo do Jalapão lembra a paisagem de grandes desertos.

Onde ficam os fervedouros do Jalapão
Eles estão espalhados pela região do Parque Nacional do Jalapão, entre as cidades de Mateiros e São Felix do Tocantins.

estado do Tocantins

A Região do Jalapão localiza-se na porção leste do estado do Tocantins, limítrofe com os estados da Bahia, Piauí e Maranhão.