Qual a profundidade da raiz do Cedro do Líbano?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Nos primeiros 3 anos de vida as raízes crescem até um metro e meio de profundidade enquanto a planta tem cerca de 5 centímetros, isso quer dizer que em TRÊS ANOS a planta visivelmente está minúscula, mas suas raízes estão mil vezes maior do que a planta em si.

Enquanto a planta tem apenas cinco centímetros, suas raízes já possuem um metro e meio de profundidade. O cedro do Líbano cresce primeiro onde ninguém pode ver, mas depois pode chegar a atingir até 40 metros de altura. Também é possível achar na Bíblia o registro de um conceito interessante sobre alicerce.

ipês

Os ipês são árvores de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas e exigem poucos cuidados.

A Bíblia exalta o cedro do Líbano reiteradamente (menciona-o 103 vezes); entre outros trechos, há um verso dos "Salmos" (92:13) que diz: "O justo brota como a palmeira, cresce como um cedro no Líbano".

Cedrus libani A. Rich. O Cedrus libani é uma árvore perenifólia de grande porte, que pode atingir 40 m de altura. A copa tem um formato piramidal, tornando-se frequentemente mais larga, abobadada ou achatada e com ramos horizontais, por vezes muito longos, na maturidade.

Fruto do cedro
Os frutos são lenhosos, espessos, rugosos, marrom-escuros, com 3 a 10 centímetros de comprimento e 3 a 3,5 centímetros de largura. Eles podem pesar aproximadamente 13 gramas, contendo cerca de 30 a 100 sementes por fruto.

Aqueles torrões de terra, compactação causada pela escolha inadequada do substrato, e uso de terra argilosa são fatores que causam um atraso ou até mesmo impossibilitam o desenvolvimento das raízes, que precisam de um meio favorável, aerado e poroso para poderem ramificar e alcançar cada vez mais nutrientes.

40 centímetros

Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.

Sistema radicular fasciculado.
As raízes das palmeiras são pequenas em diâmetro e não rompem tubulações e pavimentos, ao contrário de árvores que têm sistema radicular pivotante e podem destruir pisos e tubulações.

Uma palmeira não se arranca facilmente, porque possui uma das raízes mais fortes. Sua raiz chega a penetrar 5 ou 10 metros, abaixo da terra, o que lhe confere estabilidade Ela busca água até encontrá-la, o que lhe concede alimento permanente.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Assim como o Ipê, o Jacarandá é uma árvore grande, de raízes bem profundas e por isso não danifica calçadas.

Armoracia rusticana

Armoracia rusticana (raiz-forte).

A raiz e a casca do tronco são usadas para reduzir a febre e dor. Acredita-se que a semente tenha propriedade vermífuga [1].

As árvores centenárias brasileiras como o cedro-rosa, o jacarandá-da-baía e a araucária, por exemplo, têm madeiras bastante compactas e vivem cerca de 500 anos ou mais, podendo ser encontradas, entre outros lugares, na Mata Atlântica.

O cedro-do-líbano pode durar séculos, é uma das árvores de maior longevidade.

A árvore de cedro mede de 20 a 30 metros de altura; tem casca grossa rugosa em forma de fenda. Possui folhas compostas de folíolos opostos oblongo-lanceolado, agudos, arredondados na bases, sendo que a face superior é lisa e a inferior é aveludada.

os poetas hebreus consideravam o cedro-do-líbano, como o símbolo do poder e da majestade, da grandeza e da beleza, da força e da permanência (is 2.13 – Ez 17.3,22,23 – 31.3 a 18 – Am 2.9 – Zc 11.1,2). o cedro, no seu firme e contínuo crescimento, é comparado ao progresso espiritual do homem justo (Sl 92.12).

3,5 m

Crescimento da planta: O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido, podendo atingir 3,5 m de altura aos 2 anos. O cedro é uma árvore caducifólia, com altura variando entre 10 e 25m e DAP (diâmetro à altura do peito), entre 40 e 80cm.