Qual a profundidade da raiz do abacate?

Perguntado por: vnascimento5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

As raízes do abacateiro não possuem radicela. Em condições propícias de profundidade e arejamento do solo, podem atingir mais de 6m, todavia, aproximadamente 80% do volume radicular se concentra a 1m de profundidade (Koller, 1984).

O abacateiro veio de um clima subtropical, mas agora consegue se desenvolver bem nas variações de clima no Brasil. Fique atento, ainda assim, para fazer um plantio em uma área que a temperatura seja de 18 a 25ºC, que não ocorra geadas, seja protegido dos ventos fortes e que receba bastante luz solar.

Realizar a poda adequada
Por fim, a poda é um trato cultural de tamanha importância para estimular a renovação dos pés e manter a produtividade das plantas de abacate, sendo essenciais para a retirada de ramos ladrões. As podas devem ser bem executadas, a fim de beneficiar a produção de frutos.

Fios, tamanho da calçada, frutos devem ser considerados. Ex: Um abacateiro não deve ser plantado na calçada pois o abacate cai e pode acertar pessoas ou carros.

A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos.

“É uma planta de porte alto, a altura chega a oito metros em média, mas pode ser conduzido com podas mantendo o porte em torno de 3,5 m de altura.

Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.

45 litros

Mais especificamente, com base em dados científicos, em climas quentes, o uso de água de abacate é de cerca de 45 litros por dia (l/dia) na primavera, 136 a 220 l/dia durante o verão e 121 l/dia no outono (2, 3).

“Principalmente na fase inicial, as plantas são muito exigentes em fósforo, que é o adubo ideal para o enraizamento. Depois as coberturas com nitrogênio e potássio. O potássio pode ser utilizado parcialmente, metade na hora do plantio e depois na cobertura”, completa.

a partir de outubro. até o final de janeiro ou. plantio nessa região o porquê a gente vamos trabalhar. nesse período nessa região porque pessoal a gente sempre vamos estar executando o plantio do abacate e o repentiu na época chuvosa.

Utilize uma combinação balanceada com proporções iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. Se você tiver uma árvore adulta que não dá frutos, utilize fertilizantes de nitrogênio no final do inverno e no início do verão. 4 – Ao regar o abacateiro, molhe bem suas raízes. Deixe que sequem antes de regar novamente.

As raízes do abacateiro não possuem radicela. Em condições propícias de profundidade e arejamento do solo, podem atingir mais de 6m, todavia, aproximadamente 80% do volume radicular se concentra a 1m de profundidade (Koller, 1984).

O abacateiro não precisa de muito cuidado, além de rega frequente. Como regra geral, verifique o solo uma vez por semana para ver se está seco e apenas regue uma quantidade moderada quando o solo estiver seco. O excesso de água pode danificar suas raízes rasas e a própria planta.

Necessidades em água: Regue todos os dias. Molhe bem suas raízes e deixe que sequem antes de regar novamente.

O mais indicado é que, quando for plantar árvores ou plantas em geral escolha um local afastado da sua fossa séptica, mantendo uma distância apropriada para este tipo de plantação e uma vegetação baixa próxima a fossa, assim, não terá o risco do seu sistema de esgoto ser prejudicado.

Assim como o Ipê, o Jacarandá é uma árvore grande, de raízes bem profundas e por isso não danifica calçadas.