Qual a profissões mais próxima da Medicina?

Perguntado por: adantas5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Profissões na área da saúde alternativas à medicina

  • Farmácia. A primeira carreira alternativa à medicina que iremos falar é a Farmácia. ...
  • Biomedicina. ...
  • Educação Física. ...
  • Odontologia. ...
  • Enfermagem. ...
  • Fisioterapia. ...
  • Nutrição. ...
  • Psicologia.

Qual curso mais aproveita matéria para Medicina? Os cursos da área da saúde são os que mais aproveitem matérias para uma segunda graduação em Medicina. Todos eles são fundamentais, cada um com seu foco, para garantir que os pacientes tenham acesso a todos os cuidados necessários.

As faculdades habitualmente destinam as vagas ociosas aos processos de transferência externa. Podem tentar transferência externa para medicina, estudantes de medicina de faculdades nacionais, estudantes de medicina de faculdades estrangeiras e estudantes de cursos afins a medicina.

Especialidades médicas menos procuradas: quais têm o menor número de médicos? Há duas especialidades em que não chega a ter nem mil médicos registrados no país. São eles: Medicina de Emergência (779) e Genética Médica (407).

Especialidades com falta de profissionais
Médico especialista em cirurgia de mão. Genética Médica. Radioterapia. Medicina legal.

1. Medicina. Não tem como falar nas profissões mais populares na área da saúde sem citar a Medicina. Além de ser bem-remunerada, ela tem uma grande importância na nossa sociedade.

Descubra as habilidades necessárias para se tornar médico
Uma delas é lidar com o fato de ver sangue e cadáveres durante a faculdade, pois essas etapas fazem parte do processo de formação. Outro fator é saber se você está preparado para trabalhar de forma flexível, sem uma rotina definida e por longas jornadas.

No entanto, é necessário já ter concluído o Ensino Médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso quer dizer que ter menos de 18 anos, por exemplo, não é um impedimento para ingressar na universidade, desde que o estudante já tenha concluído o terceiro ano do Ensino Médio.

O Projeto de Lei 1767/21 permite que enfermeiros com, pelo menos, cinco anos consecutivos de experiência em hospitais públicos ou privados possam cursar medicina em universidades privadas sem prestar vestibular e com bolsa integral do governo federal.

Por que alguém desiste da Medicina depois de tanto esforço para concluir os estudos? A pouca idade com que os jovens entram na universidade, aliada à certa glamourização da profissão médica, contribuem para escolhas precipitadas. Cerca de 2% dos estudantes de Medicina abandonam o curso antes do sexto ano.

Há também cursos mais difíceis na área de saúde, com Odontologia, que assemelha-se ao de Medicina. Há ainda cursos gratuitos na área da saúde com certificado, como os oferecidos pela Una-SUS. Descubra aqui um mundo de opções e veja qual é o melhor curso na área da saúde para você.

Medicina é um curso difícil de passar, independentemente do processo seletivo escolhido. O candidato que quiser se dar bem vai precisar estudar muito ? muito mesmo!

Na edição de 2021, a nota de corte média em Medicina foi de 704,92 pontos, com a maior de 773,32 e a menor 672.

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, entendeu que não é possível exercer simultaneamente as profissões de farmacêutico e médico, ou de manter-se registrado concomitantemente nos conselhos profissionais de fiscalização de ambas as profissões.

O curso de Enfermagem de longe, é o que mais apresenta uma grade curricular parecida com Medicina, além da sua rotina ser semelhante com a do profissional médico.

As 10 mais procuradas são Clínica Médica (11,2% do total), Pediatria (10,3%), Cirurgia Geral (8,9%), Ginecologia e Obstetrícia (8%), Anestesiologia (com 6%), Medicina do Trabalho (4,2%), Ortopedia e Traumatologia (4,1%), Cardiologia (4,1%), Oftalmologia (3,6%) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3,2%).

A seguir, listamos as 3 universidades com a menor nota de corte de Medicina no Sisu: Universidade Federal de Mato Grosso — UFMT: 622,28 pontos; Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN: 627,65 pontos; Universidade Federal do Vale do São Francisco — UNIVASF: 634,98 pontos.