Qual a probabilidade de ter um filho ruivo?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Por isso, pais morenos ou loiros podem ter filhos com cabelo ruivo natural. Basta eles serem heterozigotos (Aa). Nesse caso, a chance de ter um filho ruivo é de 25%. Por outro lado, se um dos pais tiver os dois genes dominantes (AA) para essa mutação, o filho não será ruivo, mesmo que o outro progenitor seja ruivo.

A estimativa é que até 4% da população brasileira seja ruiva.

1 - Ruivos são resultado de uma mutação genética
O motivo é simples: a cor avermelhada dos fios e as sardas no rosto são resultado de uma mutação genética. O responsável por isso é o gene recessivo chamado de melanocortina-1 ou MC1R, que produz a melanina.

Os locais com maior concentração de ruivos
O país com o maior percentual de pessoas com madeixas vermelhar é o Reino Unido, especialmente a Escócia, com cerca de 13% da população. Apesar disso, o país com o maior número absoluto de ruivos é os Estados Unidos, com cerca de 6 milhões, 2% dos seus cidadãos.

Os ruivos naturais representam entre 1% e 2% da população mundial (de 70 milhões a 140 milhões de pessoas), mas nascer com essas características não é coincidência, muito menos uma mistura entre cabelos escuros e loiros. Trata-se de uma mutação genética promovida por um gene recessivo.

Como precisa de ter 2 genes recessivos para ser ruivos, é possível ter pessoas não ruivas carregando o gene MC1R mesmo sem apresentar essa cor de cabelos. Por isso, pais morenos ou loiros podem ter filhos com cabelo ruivo natural. Basta eles serem heterozigotos (Aa). Nesse caso, a chance de ter um filho ruivo é de 25%.

A maioria dos ruivos naturais têm olhos castanhos, e outros provavelmente têm olhos cor de avelã ou em tons de verde. Mas, assim como o cabelo ruivo, os olhos azuis são uma característica recessiva, o que significa que os dois pais devem ter os genes para que uma criança seja abençoada com eles.

O branco é a cor mais rara de cabelo, sobretudo, porque ocorre em pessoas que têm albinismo, que é uma condição genética rara. Além disso, ocorre com o passar do tempo com algumas pessoas também, conforme passam dos 40 anos de idade, no entanto, as causas são diferentes.

O ruivo natural apresenta uma mutação genética promovida por um gene recessivo que, devido a uma mutação do gene receptor Melanocortina-1 (MC1R), que é responsável pela produção da melaninaela e quem determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo, fazendo com que uma pessoa seja ruiva.

região sul

a região sul. ganha então a região sul é a região que tem mais ruivos. naturais do Brasil e qual que é a região que tem menos.

Que tem pêlo ou cabelo louro-avermelhado (#/RC Nm 19.2; 1Sm 16.12).

Os ruivos tem feromonas especiais que os tornam mais atraentes para potenciais interesses amorosos. O autor do livro The Redheaded Encyclopedia ('A Enciclopédia dos Ruivos'), Stephen Douglas, afirma que a pele dos ruivos têm um cheiro mais doce e almiscarado, capaz de seduzir qualquer um...

SOBRE CORES
Cabelos ruivos e avermelhados, só por sua cor, já transmitem arrojo, determinação e força. Vermelhos quentes comunicam um temperamento mais expansivo. Já os vermelhos frios tendem a ser mais sofisticados.

Sardas são majoritariamente controladas pelo gene MC1R, conhecido como “gene ruivo”, responsável pelo cabelo alaranjado” esclarece Marcella. “Mas variações desse gene acontecem em um número significativo de pessoas não ruivas que, apesar de não possuírem essa cor de cabelo, têm outras características, como sardas. ”

Os cabelos ruivos são consequência da mutação no gene MC1R, que transmite ao cabelo e à pele mais eumelanina do que feomelanina, causando os cabelos vermelhos e sardas na pele". E acrescentou: "Trata-se de um gene recessivo, portanto, são necessárias duas cópias para que ele se expresse.

Muitas pessoas, ruivas ou não, experimentaram o escurecimento dos fios em determinada época da vida. A explicação é muito simples, é tudo questão de hormônios. É muito normal que os fios mudem ao longo da vida. Pessoas que nasceram com o cabelo claro, podem ver eles escurecerem com o tempo.