Qual a probabilidade de ter queloide?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Eles podem ocorrer em 5% a 15% das feridas cirúrgicas e apesar de benignos, tendem a voltar mesmo depois de serem removidos por cirurgia. Se uma pessoa tem tendência a formar queloides, qualquer lesão que possa causar cicatriz pode levar à sua formação.

É importante ressaltar que o queloide não aparece no primeiro mês de cicatrização. Os primeiros sinais começa a surgir depois de 2 a 3 meses e o crescimento da cicatriz se dará progressivamente depois deste tempo.

Um queloide se manifesta em cicatrizes com relevo e muda a tonalidade da pele no local afetado para vermelho ou castanho.

Em alguns casos, por genética ou mesmo por outros fatores, a pele sofre alterações que podem originar em cicatrizes hipertróficas ou queloides. Embora a cicatriz hipertrófica e o queloide possam apresentar vermelhidão, coceira e elevação na pele, o queloide aparece em alto relevo, pele grossa e até acompanhado de dor.

Pessoas com pigmentação mais escura, negras e asiáticas são mais propensas a desenvolver queloides. Eles podem ocorrer em 5% a 15% das feridas cirúrgicas e apesar de benignos, tendem a voltar mesmo depois de serem removidos por cirurgia.

“Para prevenir a formação de um queloide durante uma cicatrização, é importante utilizar protetor solar diariamente, além de proteger a região afetada do sol e usar cremes específicos”, recomenda a dermatologista Camila Meccia.

Evite: Camarão – o crustáceo tem concentrações elevadas de quitosana, uma molécula que favorece a inflamação da pele. Carne de porco – ela também inflama a pele, o que pode levar a um aumento na produção de colágeno e gerar o queloide.

É como se uma cicatrização não soubesse quando parar de produzir novo tecido. Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original.” Mas vamos ao que interessa: quem tem queloide pode fazer tatuagem? SIM!

Qual é o preço da cirurgia para tirar queloide da orelha? A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Junho/2023). Os valores variam de acordo com a expertise do cirurgião, local de operação e tamanho da queloide.

O queloide
O primeiro passo a que devemos nos atentar numa cicatriz pós-cirúrgica é se foi desenvolvido queloide ou se é apenas uma cicatriz hipertrófica. Ambos são muito parecidos em sua composição. Eles crescem acima do comum, ficam avermelhados, causam muita coceira e também doem.

Existem alguns mitos populares sobre a perfuração do queloide, mas a dermatologista não recomenda estourar: “mas pode sair uma secreção esbranquiçada de forma espontânea”. Quando o local de uma cicatriz está infeccionado, o inchaço se espalha por toda a região, gerando muita dor e eventualmente liberação de pus.

A dermatologista ressalta que no caso de pessoas com predisposição à queloide, é recomendado evitar ao máximo procedimentos que podem gerar esse tipo de cicatrização anormal.

Portanto, queloides e cicatrizes hipertróficas resultam de um crescimento anormal do tecido cicatricial, devido ao desequilíbrio no reparo e na regeneração do tecido.

Pessoas com histórico de queloides, que são cicatrizes elevadas e grossas que se formam após uma lesão na pele, devem evitar a micropigmentação. Isso porque a técnica pode causar a formação de novos queloides.

É impossível saber se terei queloide.
Não há nenhum tipo de exame capaz de prever o surgimento da queloide após uma cirurgia ou qualquer outra situação.

Tratamento e Prevenção de Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides. Gel com 100% de silicone.

A principal diferença entre a cicatriz hipertrófica e o queloide é que a primeira, além de regredir sozinha com o tempo, fica restrita no local original da cicatriz. Já o quelóide não regride e costuma invadir a pele ao redor da cicatriz original, ficando maior e muitas vezes em formato de nódulos.

Alimentos industrializados
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.