Qual a probabilidade de passar na prova da OAB?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Neste exame, foram aprovados 25.912 candidatos entre 101.936 inscritos em todo o país, o que dá um índice de aprovação de 25,4%. Ou seja, somente pouco mais de ¼ dos candidatos que prestaram a prova, passaram...

Em 10 anos (entre 2010 e 2019) de Exame de Ordem, tivemos 61% de aprovados. Desse grupo, apenas 40% passaram na primeira tentativa. Cerca de 20% fizeram a prova duas vezes.

Caso você não tenha sido aprovado, saiba que PODERÁ FAZER O EXAME QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO. Além disso, se você passou na 1ª Fase e reprovou na 2ª Fase, poderá refazer a última etapa. O Reaproveitamento da Primeira Fase permite que o candidato faça somente a prova prático-profissional.

A fase mais difícil da OAB pode ser a 1a para o candidato X, mas a 2a para o candidato Y. Tudo dependerá das forças e fraquezas de cada um. No entanto, existem dificuldades, comuns às duas fases, que devem ser enfrentadas: Gestão do tempo: em ambas as provas, a FGV concede 5 horas para realizar as questões.

A organização lógica seria a de 50% do tempo da prova do Exame de Ordem da OAB para a peça processual e 50% para as questões. No entanto, a dificuldade da segunda fase não é equilibrada, podendo haver uma peça mais difícil e questões mais fáceis, a depender do posicionamento da banca.

O gráfico extraído do Exame de Ordem em Números mostra que a matéria com maior aproveitamento é Direito Constitucional, seguida de Direito Civil e Direito Tributário.

Falta de análise das provas anteriores
Muitos examinandos conseguem cumprir o cronograma e estudar toda a matéria necessária, mas, ao fazer a prova, sentem dificuldade na resolução. Isso porque, algumas vezes, é difícil entender como determinados conteúdos serão cobrados.

Estas duas últimas tabelas demonstram que, em termos de aproveitamento, a matéria lider é Direito Civil, com a maior nota geral. Já as matérias que apresentaram menor nota geral foram Tributário, Penal e Trabalho.

Estatísticas das últimas edições do exame dão conta que 75% dos candidatos conseguem a aprovação somente na terceira tentativa. Os números realmente não são nada animadores, mas isso não deve ser um empecilho para você desistir. Confira o artigo e descubra o porquê.

É Possível Passar na OAB em 30 Dias? SIM, é possível fazer um preparo eficiente para a OAB em apenas 30 dias antes da prova, mas para que isso aconteça você tem que seguir um caminho diferente de quem tem muito mais tempo para estudar.

De acordo com consultorias de recursos humanos, um advogado recém-formado ganha entre R$ 2.500 e R$ 4.000.

Números de inscritos e aprovados nas 28 edições avaliadas
Nas 28 edições, 1.077.837 examinandos fizeram a prova OAB e 660.298 em números absolutos (61,26%) foram aprovados.

Quando um candidato não é aprovado na prova da segunda fase, a OAB oferece a oportunidade da repescagem: o candidato, por uma única vez, pode repetir o exame da segunda fase, sem que seja necessária nova aprovação no exame da primeira fase.

Caso você passe na 1ª Fase e não compareça na 2ª, poderá inscrever-se na repescagem. Lembrando que se você já estiver utilizando a repescagem e não comparecer no dia da prova, perde o direito e terá que submeter-se novamente à prova objetiva.

6 pontos

Quanto tem que tirar na 2ª fase da OAB? Para ser aprovado na segunda fase da OAB, é necessário alcançar 60% de aproveitamento (6 pontos).

Sempre há burburinho de que Direito do Trabalho é uma área mais fácil. Afirma-se que são áreas com menos peças, além de constituir uma disciplina que estamos habituados no dia a dia.

Foram 2.032 recursos providos, em um total de 33.483 aprovados na 2ª fase da OAB, dando um percentual de aprovação de 47,29% na 2ª fase.

No topo da lista, aparece o advogado tributarista. O prestígio — e a alta remuneração — são perfeitamente explicáveis. Afinal, o profissional especializado nessa área orienta as empresas quanto ao pagamento correto de tributos, evitando multas e outras sanções que ela pode ter por não acertar as contas com o fisco.

A matéria de Código de Ética e Estatuto da OAB é a mais cobrada na primeira fase do Exame da Ordem.