Qual a probabilidade de engravidar durante a amamentação?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Não utilizar nenhum método contraceptivo durante a amamentação não é muito seguro, pois há dados de que cerca de dois a quinze por cento das mulheres engravidam desta forma. Portanto, se estiver amamentando e não quiser engravidar, é importante usar alguma forma de contracepção.

Deve-se observar náuseas e vômitos, dor e inchaço nas mamas e o aumento de volume abdominal. Por isso, algumas gestações nesta fase são percebidas um pouco mais tardias, mas nada impede de fazer um bom acompanhamento pré-natal.

Outro sintoma comum é a presença de um líquido vaginal espesso e transparente, como clara de ovo, chamado muco cervical. Sensibilidade na vulva e nas mamas pode ser outro sinal de que a mulher está ovulando, assim como um aumento discreto na temperatura basal depois da ovulação.

Embora não seja recomendado, muitas mulheres retomam a atividade sexual antes de completar o tempo de resguardo. Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente. As mães que praticam a amamentação exclusiva e em livre demanda são as que têm menos chances de engravidar.

O anticoncepcional na amamentação é indicado com a formulação de apenas um hormônio. A grande maioria deles é a base de progesterona sintética. Esse hormônio natural do corpo da mulher previne a gravidez, mas também é o ideal para colaborar para a continuidade do leite materno até quando a mulher queira amamentar.

Se o seu filho toma leite materno, os hormônios ligados ao aleitamento continuarão agindo no seu corpo e tendem a bloquear a ovulação. Logo, não ocorre a descida do sangue. Só com o maior espaçamento das mamadas e a consequente diminuição da ação hormonal é que a menstruação costuma reaparecer.

Para contracepção de emergência, a pílula do dia seguinte constituída de levonorgestrel é permitida, pois este é um progestágeno que não interfere no aleitamento. Já aquelas que contêm estrógeno representam um risco, pois podem influir na produção do leite.

As possibilidades de ovulação durante as primeiras 6 semanas depois do parto geralmente são muito baixas, mas não são impossíveis. Pouco depois da hemorragia pós-parto cessar e se a mãe não está amamentando exclusivamente, ela pode retomar a ovulação por volta das 10 semanas após a parto.

As alterações hormonais que ocorrem durante o período da amamentação tornam menos evidentes os sinais do corpo. Para ter a certeza, o melhor é fazer um teste de gravidez – que funciona, mesmo quando se está a amamentar.

Quem amamenta pode tomar pílula do dia seguinte? Sim, é possível engravidar durante o período de amamentação.

A pílula anticoncepcional durante a amamentação é segura e não faz mal para o bebê.

Amamentação e menstruação
As lactantes possuem níveis elevados de prolactina, a hormona responsável pela produção de leite materno. A presença da prolactina também inibe a ovulação, suspendo assim a menstruação. Se estiveres a amamentar, é possível que não tenhas período menstrual durante muito tempo.

Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Durante a amamentação, a prolactina pode interferir na regularidade da ovulação, então, pode ser mais difícil engravidar, mas não significa que a mulher não engravide durante o puerpério. Por isso as relações sexuais devem acontecer com proteção porque ela pode engravidar de novo, sim.