Qual A principal vantagem de se realizar o método de congelamento rápido Cite e explique um 1 tipo de congelamento rápido aplicado em indústrias de alimentos?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O Congelamento Rápido permite que este processo ocorra no menor tempo possível para que o seu produto não sofra alterações em suas propriedades fundamentais (cor, sabor e textura) e continue com sua qualidade inicial preservada.

O congelamento é um meio de conservação dos alimentos, pois a temperatura baixa retarda o processo de deterioramento, evita a formação de água líquida e dificulta a multiplicação dos microorganismos.

No congelamento lento, que dura de 3 a 12 horas, a temperatura vai gradativamente abaixando até chegar à temperatura desejada. Já no rápido, a queda de temperatura é muito brusca, congelando a água dos espaços intercelulares imediatamente, formando pequenos cristais de gelo sem danificar as membranas celulares.

Se for possível embalar a vácuo, melhor ainda. Os alimentos também podem ser diretamente retirados do forno e colocados imediatamente dentro do ultracongelador. Com isso, o alimento sai de alta temperatura e já é resfriado e congelado rapidamente, eliminando a possibilidade de multiplicação de patogênicos.

Quanto mais rápido o alimento for congelado, melhor, pois o alimento terá perdas mínimas de suas características nutritivas e sensoriais após o descongelamento.

branqueamento III

O congelamento rápido é mais vantajoso que o lento, porque forma cristais de gelo menores. II. O método de congelamento mais eficiente é o branqueamento III.

Comida congelada industrializada deve ser evitada
Isso porque os alimentos congelados são ricos em sódio, gorduras e aditivos, e estes por sua vez, afetam a saúde do corpo. Por essa razão, eles devem ser evitados especialmente por pessoas que têm problemas cardíacos e hipertensos.

A diferença entre a refrigeração e o congelamento reside no grau de abaixamento da temperatura utilizado para a preservação do alimento. Enquanto na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, normalmente ao redor de 5°C, no congelamento as temperaturas giram em torno de -18°C.

O congelamento permite manter o produto armazenado abaixo do ponto de congelamento e por períodos maiores de acordo com o produto alvo, processos utilizados e embalagem.

O congelamento serve para conservar e preservar alimentos por muito mais tempo em casa, aplicando a técnica correta é possível conservar seu sabor e nutrientes.

A conservação pelo frio tem a vantagem de preservar grande parte do valor nutritivo e organoléptico dos alimentos. Tem a desvantagem de não eliminar os microrganismos nem a acção nociva das toxinas, pelo que sempre que a temperatura se torne favorável retomam a actividade.

O que gela mais rápido freezer ou refrigerador? Essa resposta é fácil: o freezer alcança temperaturas bem menores do que um refrigerador. Ele consegue atingir uma média de temperatura que varia entre -14°C a – 25°C.

Para manter a qualidade dos alimentos por mais tempo, a refrigeração diminui a velocidade da reação enzimática que deteriora os produtos. Na refrigeração, não existe a eliminação dos microrganismos, apenas o retardamento do ciclo reprodutivo deles. Também não há mudança da fase da água no alimento.

O congelamento consiste na redução da temperatura sem promover mudança de fase e cristalização, que compreende a nucleação e o crescimento dos cristais. A velocidade de congelamento influencia tanto a localização quanto o tamanho e a quantidade dos cristais de gelo formados.

A atividade de água em um estado congelado, em que o sistema tem 3 fases, sólido – líquido-gás, depende somente da temperatura. Isto significa que as substâncias dissolvidas não tem influência sobre a atividade de água, mas sim, pela limitação que a água cristaliza como gelo puro.