Qual a principal proteína da derme?

Perguntado por: rgomes2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Essa proteína é produzida em células denominadas de queratinócitos, que são as mais abundantes da epiderme humana. Como qualquer proteína, a queratina é formada por aminoácidos.

O principal tipo de célula presente é o fibroblasto, responsável pela produção dos elementos mais importantes da derme, como as fibras e a substância amorfa.

d) As células da derme apresentam-se mortas e ricas em queratina.

Proteínas estruturais: são aquelas que sustentam a estrutura dos tecidos, como o colágeno (que constitui a cartilagem), a queratina (que atua nos cabelos, unhas e pelos) e a elastina (responsável pela estrutura da pele).

A queratina é produzida em células diferenciadas chamadas queratinócitos do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme (como os cabelos e unhas) de animais terrestres.

O colágeno é proteína mais abundante do corpo humano, o que garante suporte estrutural da pele. Na derme, ele representa mais de 70% da sua composição. Na família do colágeno, tem-se pelo menos 27 tipos dessa proteína, encontrada na matriz extracelular e nos tecidos conectivos.

Os principais componentes estruturais da derme são: colágeno e elastina, tecidos conjuntivos, que dão força e flexibilidade e são os componentes vitais para a saúde e a juventude da pele.

Logo abaixo da epiderme, está a derme, camada responsável por nutrir a epiderme, entre outras funções. Ela é formada por tecido conjuntivo e, diferentemente da epiderme, é vascularizada e contém nervos, além dos folículos pilosos e glândulas sudoríparas e sebáceas.

FIBROBLASTO: Sintetizam a matriz extracelular (proteínas colágeno, elastina, glicoproteínas, glicosaminoglicanos, proteoglicano) Produz fatores de crescimento (que controla a proliferação e a diferenciação celular) e essa célula é a mais comum no tecido conjuntivo.

A derme contém terminações nervosas, glândulas sudoríparas e glândulas oleosas (sebáceas), folículos pilosos e vasos sanguíneos. As terminações nervosas detectam dor, toque, pressão e temperatura. Algumas áreas da pele contêm mais extremidades nervosas do que outras.

A origem embrionária é oriunda dos folhetos dos tipos mesodérmicos que formam a derme e a hipoderme, ectodérmicos que originam arranjos epiteliais como a epiderme, glândulas, pêlos, unhas e neurais a qual fundam os melanócitos e nervos.

A queratina é uma proteína fibrosa que apresenta como características a conformação rígida, elasticidade e impermeabilidade à água. Possui origem animal e é encontrada na epiderme dos vertebrados e em alguns anexos epidérmicos, como pelo, unha, cascos, penas e escamas.

A queratina é produzida por células denominadas queratinócitos. "São células mortas que detêm microrganismos que auxiliam na retenção de água, formando uma camada protetora que evita agressões às células vivas", explica nossa Fabiana Souza, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural, que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea), no ouvido interno, no epitélio vaginal, nas meninges, nos ossos e no coração.

“O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, compondo cerca de 30% de nosso teor proteico total. Garante a integridade, elasticidade e força dos tecidos conectivos do corpo e, assim, mantendo a forma e a função de nossa pele, cartilagem e ossos”, explica.

Colágeno é a principal proteína estrutural encontrada na pele e outros tecidos conjuntivos. M17 tipos de aminoácidos, incluindo glicina e alanina, é reconhecido como um ingrediente realçador da beleza que confere firmeza e elasticidade à pele.

Colágeno: é uma proteína que auxilia a estrutura, firmeza e elasticidade da pele, cabelo e unhas, além de diminuir o aparecimento de estrias, e evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão. Boas fontes desse nutriente são as carnes vermelhas e brancas e a gelatina.