Qual a principal obra do Romantismo?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Principais obras e autores do Romantismo

  • Suspiros Poéticos e Saudades (1836), de Gonçalves de Magalhães.
  • O poeta e a Inquisição (1839), de Gonçalves de Magalhães.
  • A Moreninha (1844), de Joaquim Manuel de Macedo.
  • O Moço Loiro (1845), de Joaquim Manuel de Macedo.
  • Canção do Exílio (1846), de Gonçalves Dias.

Os sofrimentos do jovem Werther

O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX. O romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe, é considerado a primeira obra romântica publicada.

Quais são as principais obras da primeira fase do romantismo brasileiro? A primeira fase do romantismo no Brasil foi marcada pelo indianismo, nacionalismo e valorização da natureza. O Guarani, de José de Alencar, e Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, merecem destaque.

Canção do Exílio
Um dos poemas mais icônicos do Brasil de todos os tempos, a Canção do Exílio (1857) de Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) é marcada por sua exaltação e sentimentalismo da terra.

O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque.

Gonçalves de Magalhães

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.

Principais autores da terceira geração

  1. Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) ...
  2. Joaquim de Sousa Andrade (1833-1902) ...
  3. Tobias Barreto de Meneses (1839-1889) ...
  4. Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910) ...
  5. Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (1851-1914)

A primeira geração do Romantismo, também conhecida como indianista, foi um dos principais movimentos literários brasileiros do século XIX. Embarque da família real portuguesa no cais de Belém, em 29 de novembro de 1807.

Romantismo na arte: artistas e obras

  • Caspar David Friedrich. Este pintor e escultor alemão é considerado por muitos estudiosos o artista mais brilhante do romantismo na arte. ...
  • Francisco José de Goya y Lucientes. ...
  • Joseph Mallord William Turner. ...
  • Ferdinand Victor Eugène Delacroix.

A Moreninha

Cronologicamente, o primeiro romance brasileiro foi "O Filho do Pescador", 1843, de Teixeira e Souza. A obra, contudo, recebeu críticas e convencionou-se o pioneirismo a para "A Moreninha", 1844, de Joaquim Manoel de Macedo (1820 - 1882).

José de Alencar fez parte da 1ª geração de românticos no Brasil, sendo o maior nome da prosa indianista, temática de cunho nacionalista, que recebe o nome pela idealização da figura do indígena, tratada como herói nacional.

Feita por Leonardo da Vinci, Mona Lisa (ou Mona Lisa del Giocondo) é a obra mais famosa do mundo.

José de Alencar

O principal prosador do romantismo brasileiro foi José de Alencar, e sua obra contém romances indianistas (Iracema e O Guarani, por exemplo), prosas urbanas (tais como Senhora) e narrativas rurais (o romance Til é um exemplar desse tipo).

Gonçalves Dias é tido como o primeiro poeta autêntico do movimento romântico no Brasil. Tendo influenciado outros grandes nomes da literatura nacional, desde Álvares de Azevedo a Manuel Bandeira, passando por Machado de Assis e Olavo Bilac, o autor de “Canção do exílio” é o patrono da cadeira n.

Lord Byron marcou a poesia romântica com sua escrita mórbida e irônica. Lord Byron, poeta inglês que é símbolo do movimento artístico e literário Romantismo, marcou o século XIX com sua escrita extremamente pessimista, em que a morte e a efemeridade da vida são temas centrais.