Qual a principal obra de Emília Ferreiro?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 22 de maio de 2023
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La Alfabetización em Processo (1985)

Quem foi Emília Ferreiro? Nascida em Buenos Aires, na Argentina, em 1936, Emilia Beatriz Maria Ferreiro Schavi é uma pesquisadora, escritora e psicóloga que buscou, sob as lentes da psicolinguística, compreender os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e a escrever.

No princípio, o nome construtivismo se aplicava só à teoria de Emilia Ferreiro. Essa teoria priorizou aos educadores a base científica para a formulação de novas propostas pedagógicas de alfabetização sob o prisma da lógica infantil. Em síntese, as crianças não aprendem do jeito que são ensinadas.

Com base nesses pressupostos, Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).

A psicogênese da língua escrita surgiu com objetivo de enxergar a alfabetização de uma maneira além do convencional. As autoras dessa teoria, a psicóloga Emília Ferreiro e a psicopedagoga Ana Teberosky, ambas argentinas, perceberam um rendimento falho em relação aos alunos na fase da alfabetização.

Quais são os principais métodos de alfabetização?

  • Método alfabético.
  • Método fônico.
  • Método silábico.
  • Palavração.
  • Sentenciação.
  • Método global.

O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram 108 crianças e seu funcionamento do sistema de escrita.

A teoria construtivista da aprendizagem reconhece que os indivíduos são agentes activos que se comprometem com a construção do seu próprio conhecimento, integrando a nova informação no seu esquema mental e representando-a de uma maneira significativa.

LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.

Ferreiro e Teberosky observam que tentando compreender a escrita, as crianças criam teorias que se desenvolvem como: a Pré-silábica, a silábica, a silábico-alfabética e a alfabética. São as chamadas hipóteses.

  • O que são hipóteses de escrita? ...
  • Hipótese de escrita pré-silábica: ...
  • Hipótese de escrita silábica sem valor sonoro: ...
  • Hipótese de escrita silábica com valor sonoro: ...
  • Hipótese de escrita silábica alfabética: ...
  • Hipótese de escrita alfabética: ...
  • Como identificar a hipótese de escrita que seu aluno está?

Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método construtivista se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

Jean Piaget

Jean Piaget: conheça a história do criador da teoria Construtivista.

Em sala de aula o professor construtivista deve estimular o aluno para leitura, mesmo que ele esteja no nível pré-silábico. A sala de aula deve haver um espaço de leitura, para desenvolver a imaginação, o gosto pela leitura e a oralidade.

Enquanto a alfabetização desenvolve a aprendizagem das letras e símbolos escritos, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever. Ela refere-se a compreensão, interpretação e uso da língua nas práticas sociais.