Qual a principal mensagem do profeta Ezequiel?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Ezequiel profetiza sobre os julgamentos do Senhor para Jerusalém e explica por que a fome, a desolação, a guerra e as pestilências vão varrer a terra de Israel. Ezequiel 25–32 O Senhor ordena a Ezequiel que proclame a iniquidade das nações que cercam Israel e profetize sua destruição.

Por Que o Cativeiro? Ezequiel 12–17 contém as revelações do Senhor a Ezequiel de que haveria mais ataques babilônicos contra Jerusalém e que mais judeus seriam levados cativos.

Como parte de seu plano de proteção, eles construíam torres nas muralhas das cidades e colocavam atalaias nas torres para vigiar inimigos que se aproximassem. Se o povo ignorasse os atalaias, colocavam-se em grande risco. Ao mesmo tempo, se os atalaias não cumprissem seu dever, toda a cidade poderia ser destruída.

E chegou à conclusão que este «homem violento». que se vangloriava de ter «acabado» com «mil filisteus», foi o primeiro caso conhecido de «transtorno da personalidade anti-social».

Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Pode parecer estranho, mas é assim: Viver para a Vida! O Espírito de Deus nos abre os olhos para enxergarmos a sua existência... pois ele, o Espírito, está na criação... Um re-nascimento de verdade é o que nos proporciona a profecia de Ezequiel.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

30 anos

Jeremias 29:1-7). É bem possível que o profeta Ezequiel começou seu ministério profético com a idade de 30 anos. Caso isso esteja correto, então ele tinha entre 25 e 26 anos quando foi deportado para a Babilônia.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

O Profeta Ezequiel é o autor do livro de Ezequiel. Escrito pela perspectiva da primeira pessoa, Ezequiel registrou as visões e revelações que recebeu do Senhor. Ezequiel era um sacerdote que viveu entre os judeus cativos levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor aproximadamente 597 a.C. (ver Ezequiel 1:3).

Ezequiel 2:9–10; 3:1–3—O Senhor Pediu a Ezequiel que Comesse um Rolo. A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser.

Babilónia

Os atalaias na torre:
Como servos chamados e autorizados por Deus, os profetas são separados do mundo e se achegam a Ele, sendo-lhes permitido ver coisas de uma perspectiva mais celeste. Veem coisas que os demais não veem.

Ezequiel 33. Quem somos? Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias formam uma comunidade diversificada de pessoas em todo o mundo que têm fé em Deus e em Seu Filho, Jesus Cristo.

O versículo que diz: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” fala sobre a soberania de Deus no governo de todas coisas. O seu significado enfatiza que o esforço humano é inútil sem a intenção providencial do Senhor.

A visão do vale de ossos secos mostra que não há nenhuma situação que Deus não pode transformar.