Qual a principal função do nível estratégico?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

Quem pertence ao nível estratégico de uma organização tem o papel de decidir os objetivos globais da empresa, as tendência do mercado e sua situação financeira, além da influência para a organização.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Nível de topo: estratégico
É aqui que todas as análises de produtividade, organização e estrutura são levantadas, comparando os resultados da empresa com os dos concorrentes para a elaboração de novas estratégias de negócio.

No nível estratégico estão o Presidente e seus Diretores, que são os responsáveis por formular as estratégias da empresa, embora se utilizem de um Grupo de Planejamento Estratégico, composto por profissionais de vários níveis hierárquicos da organização incluindo membros da própria diretoria, para realizar esta tarefa.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

A Formulação da estratégia. A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler, 2000): corporativo, empresarial ou da unidade estratégica de negócio (UEN) e funcional.

Como dito, no nível estratégico temos as decisões de maior alcance e impacto dentro de uma organização. Sua abrangência atinge toda a organização e decide a direção que a empresa deve seguir, mostrando-a "o que fazer".

São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.

* Administradores estratégicos = São os altos executivos de uma organização, responsáveis por sua administração geral. As principais atividades incluem o desenvolvimento dos objetivos e planos da empresa. Eles focalizam questões de longo prazo e enfatizam a sobrevivência, crescimento e eficácia geral da organização.

Via de regra, as funções principais da Administração são:

  • Planejar.
  • Organizar.
  • Direcionar.
  • Controlar.

Planejamento estratégico: orienta a visão estratégica do departamento a longo prazo; Planejamento tático: desdobra a visão em planos de ações para resultados a médio prazo; Planejamento operacional: transforma os planos e metas em ações reais, ou seja, executa os planos de ação desenvolvidos no nível tático.

A estrutura organizacional é essencial para que a empresa organize seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis. Com isso claro, é mais fácil para que seus funcionários desempenhem de forma a atingir os objetivos estratégicos da empresa.

É o nível que envolve toda a organização, e é desenvolvido por vários planos intermediários, focando nos resultados ao longo prazo. O nível tático/intermediário, por sua vez, é responsável por uma determinada unidade, um determinado departamento, focando no médio prazo, se desdobrando em planos operacionais.

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Em outras palavras, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.