Qual a principal função de um eixo?

Perguntado por: omelo6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os eixos, são elementos mecânicos usados para unir um ou mais elementos de uma máquina. Contudo, quando se trata de um eixo móvel, ele transmite potência por meio do movimento de rotação.

O eixo dianteiro tem como sua principal função o acoplamento das rodas dianteiras direcionais do veículo e todo o sistema de freio.

Ele é o componente onde são instalados os pares de rodas do caminhão. E, claro, o eixo liga as rodas dos lados do caminhão. Em veículos com sistemas de eixos duplos ou triplos, um eixo conecta as rodas dos dois lados e a suspensão do caminhão é responsável pelo suporte para os pneus!

Eixos são elementos de construção mecânica que suportam outros elementos de construção e tem como finalidade transmitir movimento.

O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.

Os eixos, são elementos mecânicos usados para unir um ou mais elementos de uma máquina. Contudo, quando se trata de um eixo móvel, ele transmite potência por meio do movimento de rotação. Na maior parte, os eixos são feitos em aço, com baixo e médio teor de carbono.

É importante que você saiba que o eixo-motriz é formado pela caixa de marcha e pelo diferencial. A força e a velocidade são transferidos do diferencial para as rodas através do semieixo, fazendo com que o carro se movimente.

A roda é um elemento mecânico de forma circular, destinado a mover-se em volta de um eixo e que é usado com diversos fins, em particular para ser instalado em diversos tipos de equipamento, tendo em vista facilitar a sua movimentação.

Esses eixos são utilizados como forma de economizar combustível e pneu dos caminhões quando estão com pouca ou nenhuma carga.

De maneira geral, alinhamento de eixos é a técnica que se usa para corrigir o desalinhamento entre dois eixos em um mesmo plano. Ou seja, tem o objetivo de colocar os centros em uma mesma linha reta, conforme as tolerâncias admissíveis.

Para quem viaja muito e precisa utilizar com mais frequência o porta-malas do veículo, a melhor escolha é um automóvel com tração na dianteira. Ele oferece mais espaço para as cargas. Já para quem deseja puxar um reboque, a tração traseira tem mais capacidade.

O eixo é o local onde são instaladas as rodas dele. É esse eixo que liga os pneus de uma lateral a outra do caminhão. Os eixos podem ser simples, duplos ou triplos e suportam um peso máximo que varia entre 6 e 30 toneladas de carga.

Ao levantar o eixo, o caminhão redistribui o peso de forma mais equilibrada entre os eixos restantes. Isso ajuda a evitar sobrecargas em determinadas áreas do veículo, o que poderia comprometer sua estabilidade e segurança.

O eixo de transmissão é o componente responsável pela rotação das engrenagens e conversão da velocidade do motor em torque. O processo do eixo permite que a potência do motor seja transferida para impulsionar o mecanismo como um todo, e a conversão em torque fornece a força motriz de alimentação necessária.

Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior, que une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior); eixo longitudinal ou crânio caudal, que une o centro do plano cranial ao centro do plano podálico; e eixo transversal ou láterolateral une o centro do plano lateral direito ao ...