Qual a principal função das pinturas rupestres feitas durante a Pré-História?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

são consideradas a primeira representação artística da História; podem ser entendidas como formas de comunicação entre os primeiros humanos; eram utilizadas nos primeiros rituais religiosos; apresentam traços, figuras geométricas e linhas, bem como as impressões dos pés e das mãos dos primeiros humanos.

A explicação mais lógica para elas era que essa arte foi produzida por caçadores e fazia parte de um ritual que os ajudaria na caçada, com isso o homem do paleolítico acreditava no sucesso da caçada e que mataria um animal verdadeiro desde que possuísse sua imagem pintada; para o artista, a figura de um animal não era ...

Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas. Isso demonstra que o homem pré-histórico já sentia a necessidade de expressão através das artes, algo inerente ao ser humano.

A arte rupestre surgiu na Pré-História e representa as primeiras produções artísticas da humanidade, feitas em cavernas e objetos domésticos. As gravuras e as pinturas rupestres são dois tipos de arte rupestre. A produção artística, segundo estudiosos, se refere aos costumes e às primeiras crenças dos hominídeos.

As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.

Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.

A principal característica dos desenhos desse período é o naturalismo. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. Aparecem primeiro macarrões – pintados ludicamente sobre barro mole – impressões de mãos e pés, e mais tarde o desenho.

Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada. Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, a arte rupestre é realizada em cavernas, grutas ou ao ar livre.

As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais. O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.

O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, porém obteve status de arte durante a Idade Média. O desenho possibilitou o estudo da figura humana. Desde o final do século XIX, os desenhos eram bastante utilizados em publicidade.

A superposição de imagens é muito comum. Acredita-se que certos lugares eram considerados especiais e por isso, por várias vezes, eram usados como cenário para magias de caça e fertilidade, além de suportes para a arte, seja ela produto ou parte desse rito.

A arte na Pré-História é conhecida, principalmente, pelas pinturas conhecidas como pinturas rupestres.

O homem pré-histórico se expressou por meio de de desenhos, pinturas, gravuras e esculturas nas cavernas e grutas, pois está era forma disponível em que se podia deixar registrado sua cultura, costumes e hábitos.

As motivações mais comumente mencionadas são que as populações pré-históricas faziam esses registros como forma de: Registrar o cotidiano apenas por registrar. Nesse caso, o registro artístico seria no sentido “a arte pela arte”. Registrar com fins ritualísticos de criar uma conexão do homem com a natureza.

Parque Nacional Serra da Capivara

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

Pesquisadores anunciaram nesta quarta-feira (13/01) a descoberta da mais antiga pintura rupestre já identificada no mundo. O desenho pré-histórico de um javali selvagem em tamanho natural é datado de pelo menos 45,5 mil anos e foi localizado na ilha de Celebes, na Indonésia.

Por meio de inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças, seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano usando extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rochas. Essas pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural.

As pinturas rupestres, de modo geral, retratam as atividades que os povos pré-históricos praticavam, desde caça, pesca e alimentação até rituais sacrificiais, sexuais e de sepultamento.