Qual a principal forma de diversão na antiguidade?

Perguntado por: umorgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

Um dos principais locais de apresentação era o Circo Máximo. Nele eram realizadas uma das diversões mais adoradas pelos romanos: as corridas de carros puxados por cavalos. Esses carros podiam ser as bigas, puxadas por dois cavalos, ou as quadrigas, puxadas por quatro cavalos.

As competições de atletismo compreendiam as seguintes modalidades: corrida, luta-livre (wrestling – hoje conhecida como luta greco-romana), pugilismo (boxe), pentatlo (que abrangia as modalidades de salto em distância, corrida, lançamento de disco, lançamento de dardo e luta-livre) e pancration (que pode ser comparado ...

Assim, esses eventos tinham a função de entreter a plebe, despolitizando a mesma e evitando contrapontos políticos aos imperadores como reivindicações ou levantes populares. Também tinham a função de aumentar a popularidade dos líderes romanos.

No campo privado, os romanos se divertiam com outras atividades recreativas: pela assistência às águas termais, com o lançamento de discos ou dardos, através de grandes banquetes ou então pelo combate entre exercícios. Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2018). Conceito de Circo Romano.

Ensiná-los que para brincar não precisamos gastar.

  • Brincadeira de Roda.
  • Amarelinha.
  • Peteca.
  • Pião.

Dança, música, luta e alguns tipos de jogos e desportos eram as formas de entretenimento mais populares para esta classe social. Os instrumentos musicais muitas vezes eram produzidos pelos próprios camponeses e trabalhadores, com formas e sons distintos de acordo com a região da Europa, assim como os tipos de luta.

Dentre esses espaços temos os parques e praças, o zoológico, os bosques, os estádios de futebol, os teatros, os cinemas, os hortos florestais, os jardins, os autódromos, dentre vários outros.

Na Antiguidade, as práticas esportivas não se pareciam com as que conhecemos hoje. Em razão disso, eram conceituadas como práticas pré-esportivas. Algumas eram úteis para a sobrevivência do homem, como a corrida e a caça. Outras eram mais uma preparação para guerras, como a esgrima e as lutas (TUBINO, 2010).

Olimpíadas do passado: Conheça 10 modalidades da Antiguidade

  • Corrida. Nas primeiras 13 edições (até 728 a.C.), foi a única competição disputada. ...
  • Pugilismo. Hoje popularmente chamado boxe, é um dos esportes mais antigos, representado pela figura de duas crianças num mural em Thera. ...
  • Pentatlo. ...
  • Luta livre. ...
  • Corrida de bigas.

Na Grécia Antiga, a atividade física esteve presente em modalidades como o atletismo, nos diversos jogos olímpicos como salto, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo, na luta, o pentatlo, o pugilismo, o pancrácio, e modalidades equestres.

Os primeiros jogos eram corridas a cavalo realizadas em circos (jogos circenses; ludi circenses). Posteriormente, vieram a tornar-se parte dos festivais os espetáculos com animais selvagens (veações; venationes) e atuações teatrais (jogos cênicos; ludi scaenici).

Já os romanos utilizavam de arcos e abóbadas em suas construções. E não somente isso. O objetivo do teatro na Grécia Antiga era a diversão e encenação, sendo que na Roma Antiga o foco era mais um entretenimento com lutas de gladiadores e animais, evitando-se, portanto, assuntos de cunho religioso.

Os esportes romanos consistiam em brigas, corridas de bigas, ou seja, atividades com um “tom bestial” (ibid., p. 66). Em se tratando do caráter secular, os jogos romanos aproximam-se mais dos Esportes modernos pela similaridade entre o “pão e circo” romanos e o esporte espetáculo.

Construções destinadas ao entretenimento, nos circos ocorriam as corridas de cavalo e nos anfiteatros os espetáculos e lutas entre gladiadores.

A economia romana foi marcada por duas atividades principais: a agricultura e o comércio. No Império Romano havia uma certa estabilidade econômica, e, portanto, conseguiam manter uma única moeda corrente, as tarifas alfandegárias eram baixas e as estradas e os portos eram protegidos.

Juvenal

Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.

Na Roma antiga, os exercícios físicos indicam três características no tempo. Inicialmente militar, depois guerreira e por último, a de espetáculo. Roma não se importou com exercício de cunho educacional, porém construiu instalações para a prática corporais conjuntas.

Na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar.

Dormiam com a túnica, sem lençol, enrolados em uma coberta. Não deviam nem mesmo tomar banho de manhã: já haviam pensado na higiene do corpo na noite anterior, quando terminavam de trabalhar.

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.