Qual a principal fonte de energia luminosa?

Perguntado por: aluz2 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A energia luminosa é aquela transmitida via radiação, obtida por meio de comprimentos de ondas diferentes que se encontram dentro do espectro visível. Esse tipo de energia pode ter origem artificial ou natural, sendo essa última emitida pela principal fonte de energia luminosa: o Sol.

A energia luminosa também se faz presente nas lâmpadas incandescentes. Neste caso a lâmpada é o dispositivo que transforma energia elétrica em energia luminosa. Aquecedores solares funcionam ao contrário, as células fotoelétricas dos painéis solares convertem energia luminosa proveniente do sol em energia elétrica.

Quais são os tipos de energia?

  • energia mecânica;
  • energia térmica;
  • energia elétrica;
  • energia química;
  • energia atômica;
  • energia cinética.

Lâmpadas! A lâmpada incandescente é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

1) O efeito luminoso: quando a corrente atravessa o condutor e faz com que haja liberação de energia luminosa. 2) O efeito térmico, também chamado de efeito Joule: é o aquecimento de um condutor, quando percorrido por corrente elétrica.

Energia térmica: quando vamos tomar banho, ao ligar o chuveiro a energia elétrica é transformada em energia térmica. Energia luminosa: recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente.

A criação da lâmpada ocorreu no século XIX. Desde a sua invenção ela tem sido cada vez mais aprimorada, a fim de consumir menos energia e durar mais. As primeiras lâmpadas que foram criadas gastavam muita energia e tinham pouca duração, as que existem hoje duram muito mais e são bem mais econômicas.

A forma mais simples das ondas eletromagnéticas corresponde ao espectro eletromagnético que o nosso olho consegue enxergar. A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.

A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de energia elétrica mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hidrelétrica).

Cerca de 85% da energia elétrica brasileira vem de fontes renováveis. Utilizamos dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021, do Ministério de Minas e Energia e de dados mais atuais de 2022 das associações das empresas. A maior parte da fonte produzida no Brasil é hídrica produzida em usinas hidrelétricas.

A energia solar e a energia eólica podem ser consideradas as fontes de energia renovável mais limpas. Ambas utilizam recursos inesgotáveis para gerar energia (luz solar e ventos, respectivamente), possuem um impacto ambiental mínimo e não emitem poluentes.

Quais são as fontes de energia?

  • Hidrelétrica.
  • Biomassa.
  • Energia solar.
  • Eólica.
  • Energia geotérmica.
  • Maremotriz.

Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido ( Solid State ). O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo.

A lâmpada se acende, quando as energias da pilha passa pelos fios, conduzindo energia até dentro da lâmpada. A carga de energia que a pilha possui sai por um lado da pilha. A luz acende porque na pilha contem energia. A energia da pilha, passa para os fios que faz acender a lâmpada.