Qual a principal festa da Bíblia?

Perguntado por: dfarias . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Dentre as principais épocas especiais ou festas, a mais frequente era o sábado. Todo o trabalho cessava no sétimo dia da semana. O tempo celebrava a obra criadora e o descanso de Deus. A observância do sábado também era sinal do relacionamento com o SENHOR na aliança.

As festas judaicas e os dias sagrados eram períodos de festividades e observância religiosa que representavam importante significado na religião hebraica, isso porque no Antigo Testamento, estes dias e períodos sagrados, foram decretados por Deus ao povo de Israel.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

Círio de Nazaré

Círio de Nazaré
Entre as festas religiosas que acontecem por todo o Brasil, essa é certamente a mais popular e a mais famosa.

Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah. Essa festa reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.

Essa festividade anual era um período de sete dias, durante os quais os israelitas habitavam em tendas, e essa festa não assinalava apenas o fim da estação da colheita, mas uma vez, que os israelitas se estabeleceram na terra de Canaã, ela fazia-os lembrarem-se anualmente de suas peregrinações pelo deserto, quando não ...

Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa. Atualmente, o Pentecostes é comemorado principalmente pela igreja católica e ortodoxa, no entanto, ambas celebram em datas diferentes.

O símbolo sagrado do judaísmo é o Menorá, candelabro com sete braços.

O Hanukkah cai em datas distintas a cada ano, devido ao calendário judaico ser diferente do calendário civil. Contudo, normalmente é perto do Natal cristão. Em 2021, a festividade aconteceu entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

Shabat

O que é o Shabat? O Shabat começa com o pôr do sol da sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total.

Introdução. Jesus foi a uma festa (provavelmente a Páscoa) em Jerusalém e curou um inválido no tanque de Betesda. Ele disse também que há outros que prestaram testemunho de Sua divindade. Depois de voltar para a Galileia, alimentou miraculosamente uma multidão de mais de 5 mil pessoas e ensinou que Ele é o Pão da Vida.

Nas suas três grandes festas litúrgicas --Natal, Quaresma e Páscoa--, a Igreja Católica promove uma série de eventos religiosos, como missas especiais, vigílias e orações, com o objetivo de reunir os seus fiéis em torno da celebração da fé cristã e do aprofundamento dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo.

Portanto, o Roch Hashaná é um lembrete que Deus é que reina a vida dos homens.

  • O Dia do Perdão, Yom Kippur. Logo após o Roch Hashaná ocorre o Yom Kippur, ou seja, no décimo dia do primeiro mês judaico. ...
  • Festa das Tendas, Sukot. ...
  • Festas das luzes, Chanucá

Este Domingo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. As comunidades costumam levar ramos de palmeiras, que servem para fazer chá, para Celebrar a Entrada Triunfal, cantando: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.