Qual a principal doença da soja?

Perguntado por: lguterres2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Ferrugem-asiática

1. Ferrugem-asiática em soja (Phakopsora pachyrizi) Na lista das principais doenças de soja, a ferrugem-asiática ocupa a primeira posição.

Fusarium e Phytophthora são fungos de solo que podem provocar danos tanto no estabelecimento de plantas, quanto mais à frente, em plantas adultas de soja no período reprodutivo. Geralmente ocorrem em pequenas reboleiras na lavoura ou plantas isoladas que apresentam sintomas vísiveis nas hastes.

Como identificar doenças da soja
Presença de manchas ou pontos nas folhas, queda precoce das folhas, mudanças na coloração, presenças de cancros nas hastes, mal desenvolvimento radicular, entre outros sintomas, são sinal de alerta para a ação do agricultor.

Phomopsis sojae
Este fungo freqüentemente reduz a qualidade das sementes de soja, especialmente quando ocorrem períodos chuvosos associados com altas temperaturas durante a fase de maturação.

A mosca-branca da soja causa danos diretos e indiretos à lavoura, reduzindo a qualidade dos frutos e a produtividade da planta como um todo. Os estragos diretos estão relacionados à sucção da seiva dos grãos da soja, o que provoca o amadurecimento irregular.

A antracnose é uma doença causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, sendo uma das principais das regiões tropicais do Brasil, incluindo o Cerrado Brasileiro e a região do MaToPiBa. No sul do Brasil, em safras chuvosas, a antracnose também tem se destacado como um grande desafio ao manejo.

Na cultura da soja, a mancha-parda (Septoria glycines) e o crestamento foliar de Cercospora (Cercospora spp.) são também conhecidas no Brasil como complexo de doenças de final de ciclo (DFC).

Os sintomas iniciais são pontuações amarelas na parte superior das folhas, que aumentam de tamanho, podendo atingir 3-5 mm de diâmetro (Figura 1a). Pode haver coalescência das lesões e crestamento foliar. No verso da mancha amarelada, aparecem estruturas de aspecto cotonoso, levemente rosadas a cinzas(Figura 1b).

Nesse cenário, ações como rotação/sucessão de culturas, eliminar a compactação do solo, fazer semeadura direta sobre a palhada de gramíneas e eliminar plantas invasoras hospedeiras de fungos são essenciais para melhor combater essas doenças.

A antracnose é uma das principais doenças da soja da região centro-oeste e ocorre na fase inicial de formação das vagens e sob condição de alta umidade causando apodrecimento ou abertura das vagens imaturas e germinação de grãos em formação (Embrapa, 2003).

Os anéis ou manchas apresentam coloração que pode variar de amarelo à marrom. Os perfilhos infectados pelo fungo apresentam-se descoloridos e os sintomas ocorrem inicialmente nas folhas velhas, progredindo para as mais novas.

A doença denominada oídio é causada pelo fungo Microsphaera diffusa Cke. & Pk.. Esse fungo infecta também diversas espécies de leguminosas.

Fungicidas indicados para o controle da antracnose
Aumenax® controla as principais doenças de soja e oferece praticidade e proteção na aplicação. Com formulação líquida, não entope as pontas de pulverização e possui uma excelente cobertura foliar.

Nas folhas, os sintomas são pontuações escuras, castanho-avermelhadas, as quais coalescem e formam grandes manchas escuras que resultam em severo crestamento e desfolha prematura (Figura 1a). Nas vagens, aparecem pontuações vermelhas que evoluem para manchas castanho-avermelhadas.