Qual a principal divisão do reino animal?

Perguntado por: ecoutinho6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para organizar todos esses seres, o reino animal — chamado também de Animalia ou de Metazoa — é dividido em dois grupos principais: os vertebrados (aqueles que possuem vértebras, coluna dorsal e crânio) e os invertebrados (os que não possuem vértebras).

Os animais deste Filo apresentam uma estrutura embrionária chamada notocorda. O notocorda é um conjunto de células que define o eixo céfalo-caudal, ou seja, onde será o crânio e o final da coluna vertebral. Existem dois grupos dentro deste Filo, os protocordados (invertebrados) e os craniados (vertebrados).

Os animais são seres vivos que possuem algumas características em comum: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem. O conjunto dessas etapas é chamado de ciclo vital. Eles podem ser classificados em vertebrados, invertebrados, selvagens, domésticos, terrestres, aquáticos, aéreos, entre várias outras formas.

Os cinco reinos biológicos são:

  • Reino Animal, Animalia ou Metazoa.
  • Reino Vegetal, Plantae ou Metaphyta.
  • Reino Protista ou Proctista.
  • Reino Fungi.
  • Reino Monera.

Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).

Atualmente se considera a classificação dos seres vivos em pelo menos seis reinos: Reino Archaea (Archaebacteria), Reino Bacteria (Eubacteria), Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia.

Família: constituída por um conjunto de gêneros; Gênero: constituído por um conjunto de espécies; Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.

Os animais dividem-se em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Os animais vertebrados são os que têm esqueleto interno. Há cinco tipos de vertebrados: os mamíferos, as aves, os répteis, os peixes e os anfíbios. Os animais invertebrados são os que não têm esqueleto interno.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Os indivíduos do reino Animalia são pluricelulares e constituídos por células eucarióticas, ou seja, que possuem carioteca separando o material genético do restante do conteúdo celular.

Reino Monera (bactérias), Reino Protista (protozoários), Reino Fungi (fungos), Reino Plantae (vegetais) e Reino Animal; estudados nessa ordem evolutiva. Agrupam seres em grandes conjuntos semelhantes, de acordo com a taxonomia, e existem várias teorias de classificação podendo aparecer até 6 reinos ou 3 domínios!

artrópodes

O maior dos filos do reino animal, os artrópodes englobam milhares de espécies de insetos, aracnídeos e crustáceos. Em comum, esses indivíduos apresentam um corpo segmentado em diferentes partes, além de apêndices articulados, como as patas.

O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.

Do latim regnum, reino é aquele território cujos habitantes estão sujeitos a um rei. Trata-se de um Estado regido por uma monarquia, que é uma forma de governo em que o cargo supremo é unipessoal (uma única pessoa), vitalício e, de um modo geral, hereditário.

No reino animal existem cerca de 36 filos, porém, apenas 9 englobam a maior parte das espécies de animais. Listamos e explicamos abaixo os 9 principais filos do reino animal, segundo a sua história e ordem evolutiva.

Esse grupo é representado por animais como aranhas, ácaros, escorpiões e entre outras mais de 60 mil espécies. Todos os aracnídeos são caracterizados por serem invertebrados e terem exoesqueleto rígido, além da presença de apêndices articulados.

Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).

Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto. Ao crescer, eles fazem a muda que nada mais é do que abandonar o esqueleto velho e pequeno e fabricar outro, novo e maior.

Os animais estão no Domínio Eukarya, pois são organismos eucariontes.