Qual a principal diferença entre a antiga e a nova versão da pirâmide alimentar?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Nessa organização, podemos perceber que os alimentos foram melhores divididos, pois, na pirâmide antiga, os carboidratos ficavam na base; na nova, o grupo foi separado em dois e um deles fica na base e outro no topo, isso também ocorre com as gorduras.

Com as novas adaptações, a divisão da pirâmide alimentar brasileira ficou em 4 níveis e 8 grupos de alimentos no total. Ao contrário da divisão da pirâmide norte-americana, que tinha 4 níveis e somente 6 grupos alimentares.

A classificação, denominada NOVA, assume que a extensão e o propósito do processamento a que alimentos são submetidos determinam não apenas seu conteúdo em nutrientes, mas outros atributos com potencial de influenciar o risco de obesidade e de várias outras doenças relacionadas à alimentação.

Na pirâmide alimentar brasileira, os alimentos estão divididos em oito grupos dispostos em quatro níveis. Como cada alimento apresenta uma grande variedade de nutrientes, eles foram classificados de acordo com o nutriente que se apresenta em maior quantidade na sua composição.

elas mostram uma mudança na competição etária (na idade)via população brasileira. que mudanças, podemos apontar pela mudança nas pirâmides etária brasileira. a) taxa de natalidade aumentou ea expectativa de vida aumentou.

A pirâmide alimentar pode ser usada para orientar sobre como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida. Ela orienta a quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente em proporções adequadas.

A pirâmide alimentar ou a representação gráfica do equilíbrio alimentar foi criada nos Estados Unidos no início da década de 1990. Como os hábitos de consumo alimentar entre as pessoas são diferentes, nutricionistas brasileiros montaram uma pirâmide alimentar adaptada para nossa realidade.

Pirâmide Norte-Americana Antiga
A primeira pirâmide alimentar foi formulada e divulgada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Estrutura da Pirâmide Alimentar
Alimentos Energéticos: Grupo 1. Alimentos Reguladores: Grupos 2 e 3. Alimentos Construtores: Grupos 4, 5 e 6.

A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de alimentos. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ou seja devem ser consumidos em maior quantidade.

Pirâmide Triangular: sua base é um triângulo, composta de quatro faces: três faces laterais e a face da base. Pirâmide Quadrangular: sua base é um quadrado, composta de cinco faces: quatro faces laterais e a face da base.

O americano apresenta suas recomendações de forma mais técnica, enquanto o brasileiro tem o foco no alimento e não no nutriente, como o americano, enfatizando a importância das dimensões sociais e culturais nas práticas alimentares. Janeiro, Escola de Nutrição. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em transição demográfica, ou seja, um país que era jovem e está passando por um processo de envelhecimento. A taxa de natalidade está caindo num ritmo mais acentuado do que a taxa de mortalidade.

A classificação NOVA agrupa alimentos em quatro categorias de acordo com o nível de processamento industrial ao qual foi submetido. Ela explica em uma linguagem simples e acessível o que é o processamento industrial aplicado aos alimentos com o objetivo de preservar, extrair, modificar ou criar produtos alimentícios.

O que diz a classificação Nova

  • Grupo 1 – Alimentos in natura ou minimamente processados. ...
  • Grupo 2 – Ingredientes culinários processados. ...
  • Grupo 3 – Alimentos processados. ...
  • Grupo 4 – Alimentos ultraprocessados.

No caso brasileiro, a elaboração das linhas gerais do documento foi dividida entre o Ministério da Saúde e o Nupens, coordenado pelo professor Carlos Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ele é o criador da classificação NOVA, que justamente divide os alimentos de acordo com o processamento.

A base da pirâmide é o maior grupo alimentar, formado pelos alimentos responsáveis por nos fornecer energia. Nele, encontram-se os alimentos fontes de carboidratos como: aveia, pães, massas, arroz, farinhas, batata doce, entre outros.

1991

Seu primeiro modelo foi criado em 1991 pela Agência Regulamentadora de Alimentos e Medicamentos do Estados Unidos da América (FDA); com base nos conceitos da pirâmide foram lançados vários modelos por diferentes instituições, cada uma com um propósito.

A pirâmide alimentar apresenta os diferentes alimentos que fazem parte da dieta de grande parte da população. Esses alimentos estão distribuídos de forma a demonstrar quais devem fazer parte obrigatoriamente de nossa dieta diária e quais devem ser ingeridos com moderação.