Qual a principal compulsão do indivíduo com vigorexia?
A vigorexia é uma doença psicológica caracterizada pela preocupação constante em não ser suficientemente musculoso. O transtorno também é chamado de Dismorfia Muscular e Anorexia Nervosa Reversa.
Qual é a principal característica da pessoa com vigorexia em relação à sua imagem corporal?
Entende-se por Vigorexia, como uma compreensão deturpada da imagem corporal, onde sua principal característica é a depreciação do corpo, como a prática de exercícios de forma exagerada e uso de medicamentos aleatórios.
Qual é o objetivo do paciente que sofre de vigorexia?
Preocupação doentia e obsessão
Inegavelmente, praticar atividades físicas e cuidar do corpo é fundamental e faz um bem danado à saúde. O problema é quando a preocupação se torna obsessão. Por causa dela, a pessoa não respeita seus próprios limites, chegando a treinar até se machucar ou malhar mesmo com dores.
Quais são os principais sintomas da vigorexia?
Conforme o tempo passa, o paciente começa a sentir cansaço, insônia, dores musculares, queda no desempenho sexual, depressão e desinteresse por atividades que não estejam relacionadas a prática de exercícios físicos.
Como ocorre a vigorexia?
Trata-se de um transtorno obsessivo-compulsivo que é o oposto do transtorno de anorexia. Ao invés de um indivíduo estar preocupado em ser muito grande ou obeso, um indivíduo que sofre com vigorexia ficará obcecado pelo fato de ser muito pequeno, fraco ou ter poucos músculos.
Como os indivíduos que sofrem com o transtorno da vigorexia se descrevem?
Em resumo, a vigorexia caracteriza-se pela distorção da autoimagem do corpo voltada para a questão da força. Os indivíduos vigoréxicos usualmente se descrevem como fracos, pequenos, mesmo tendo desenvolvido musculatura acima da média.
Como a vigorexia pode prejudicar o praticante de exercícios físicos?
De acordo com o estudo de Sant Ana et al (2012), a dependência em exercícios físicos é o principal indicativo de vigorexia. O indivíduo acometido por este transtorno tem a percepção distorcida da imagem corporal, caracterizada pela depreciação do próprio corpo.
Quais são as principais causas da vigorexia?
Quais são as causas da vigorexia? Uma das causas da vigorexia é o padrão estético estabelecido pela sociedade, cada vez mais exigente em relação aos atributos físicos. Com o excesso de tecnologia e uso de redes sociais, o indivíduo está mais exposto a esses padrões e passa a almejar o “corpo ideal”.
O que é compulsão alimentar sintomas?
A compulsão alimentar é a necessidade de consumir alimentos em grandes quantidades mesmo sem estar com fome. Esse transtorno alimentar pode trazer sensação de tristeza, culpa e isolamento social, diminuindo o bem-estar físico e mental da pessoa.
Qual a visão que uma pessoa que tem vigorexia tem de si mesmo?
Também conhecida como transtorno dismórfico muscular, a doença baseia-se na visão distorcida que o indivíduo tem de si mesmo: ao se olhar no espelho, mesmo forte e hipertrofiado, ainda se considera magro e fraco.
Qual a prevenção da vigorexia?
Para evitar a vigorexia pesquisas comprovam que qualquer atividade física, quando aliada a uma dieta alimentar saudável, pode evitar enfarto, problemas respiratórios e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Então, concluímos que o equilíbrio é o melhor aliado contra esta patologia.
Qual o nome científico da vigorexia?
Transtorno Dismorfico corporal ou Síndrome de Adônis conhecido também com Vigorexia, é uma psicopatologia decorrente da insatisfação com a autoimagem corporal. A maior incidência da Vigorexia ocorre no sexo masculino, mas foram encontrados também alguns casos em mulheres (FALCÃO, 2008).
Qual é o motivo de algumas pessoas realizarem a prática de exercícios físicos?
A busca por um corpo perfeito faz com que as pessoas aumentem a frequência de atividades físicas, que, na maioria das vezes, ocasiona uma má alimentação e problemas musculares. Isso se torna uma rotina, e muitos não têm conhecimento que pode virar uma doença, conhecida como vigorexia.
Como a atividade física ajuda na vigorexia?
Diante da dor produzida pela forte intensidade da atividade física, o corpo libera endorfinas para reduzi-la. A quantidade de endorfinas aumenta proporcionalmente ao tempo dedicado aos exercícios, tornando a pessoa “viciada” nesta substância e, com isso, em academia.
O que é vigorexia consequências?
Com o passar do tempo, a vigorexia levar à várias consequências, principalmente relacionadas ao uso frequente e contínuo de hormônios esteroides anabolizantes e suplementos alimentares proteicos, como insuficiência renal ou hepática, problemas de circulação, ansiedade e depressão, além de câncer de próstata e ...
Como pode ser o diagnóstico de vigorexia *?
A Vigorexia é um transtorno psicológico relacionada com a imagem corporal e tem como sintoma a prática de exercício físico excessivo (essas pessoas podem ficar mais de 4 horas em uma academia) e padrões alimentares específicos, geral- mente compostos de dieta hiperproteica, com a finalidade do aumento da massa muscular ...
Quais efeitos a compulsão por exercícios físicos pode causar no organismo?
O excesso de exercícios físicos provoca alterações na produção de hormônios, aumento da frequência cardíaca mesmo durante o descanso, irritabilidade, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico.
Que substâncias normalmente são utilizadas por pessoas com problemas de vigorexia?
Além dos exercícios excessivos, é comum que pessoas com vigorexia tenham como base da alimentação as proteínas, ou seja, apresentem uma dieta hiperproteica. Também é comum que sejam adicionados aminoácidos como forma de suplementação e outras substâncias para aumentar o rendimento físico.
O que é vigorexia causas e consequências?
O que é vigorexia
Há uma obsessão em atingir um corpo perfeito, muitas vezes irreal. Isso provoca sensações aversivas, como ansiedade e baixa autoestima, o que leva a pessoa a se engajar em comportamentos que diminuam esses sentimentos ruins e busquem conseguir o que elas mais desejam.
O que causa a compulsão?
Pode ser decorrente de distúrbios de percepção da própria imagem, problemas de ordem emocional, estresse, ansiedade e dietas realizadas de forma inadequada. Nesse último caso, a privação de determinados alimentos pode desencadear a vontade incontrolável de comer, mesmo que já se esteja saciado.