Qual a principal complicação do paciente queimado nas primeiras 72 horas?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Conclusão: As principais complicações dos pacientes com queimaduras, abordadas na literatura científica foram infecção e sepse; distúrbios sanguíneos, respiratórios, cardíacos, renais ou gastrointestinais em queimados; e transtornos emocionais.

As condutas iniciais ao paciente queimado são: afastamento da vítima da fonte de calor, seguido por imediato resfriamento da pele com água corrente proveniente de torneira ou ducha, não passando de 20 minutos devido ao risco de hipotermia, retirada da roupa, desde que não aderida à pele, escovação da pele no caso de ...

As queimaduras causam vários graus de dor, bolhas, inchaço e perda de pele. As pessoas que sofrem queimaduras pequenas e superficiais podem apenas precisar limpá-las e aplicar uma pomada de antibiótico. As queimaduras profundas e extensas podem causar complicações sérias, tais como choque e infecções graves.

Conclusão: As principais complicações dos pacientes com queimaduras, abordadas na literatura científica foram infecção e sepse; distúrbios sanguíneos, respiratórios, cardíacos, renais ou gastrointestinais; e transtornos emocionais.

A sepse com choque é uma condiçao potencialmente fatal caracterizada por pressao arterial baixa e disfunçao ou falha orgânica. A sepse é uma das principais causas de morte em pacientes queimados. Em queimaduras que compreendem mais de 40% do tecido corporal, a incidência de óbito é de 75%, muitos associados à sepse.

As principais causas de óbito em queimados sao septicemia e disfunçao múltipla de órgaos e sistemas. Nesse contexto, os avanços na medicina melhoram o prognóstico e reduzem significativamente a taxa de morbimortalidade.

Gravidade da queimadura: Condições que classificam queimadura grave: Extensão/profundidade maior do que 20% de SCQ em adultos. Extensão/profundidade maior do que 10% de SCQ em crianças. Idade menor do que 3 anos ou maior do que 65 anos.

O cuidado inicial ao paciente que sofreu queimadura nao envolve apenas as lesoes ocasionadas com o agente causador. Assim, o primeiro cuidado é a manutençao da permeabilidade das vias aéreas, reposiçao de fluidos e controle da dor. Sao medidas que têm por finalidade diminuir complicaçoes devido ao trauma térmico.

nunca fure bolhas; – nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada; – nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado; – nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Dentre as intervenções de enfermagem, no cuidado as vítimas de trauma torácico estão: monitorizar sinais vitais, puncionar acesso venoso, desobstruir vias aéreas, observar o padrão respiratório, se existir presença de secreções realizar aspiração, monitorar oxímetria de pulso, ofertar oxigenoterapia, manter grades ...

Queimaduras de Terceiro Grau Esse grau de queimadura destrói toda a espessura da pele e atinge o tecido subcutâneo, com risco de chegar até os ossos. Dada à profundidade das lesões, pode causar infecções, provocar amputações ou até matar.

Podemos considerar extensas todas as queimaduras maiores que uma área que mede mais que a palma da mão. Bebês e idosos devem sempre ser vistos por um especialista", explica o médico. Em casos de acidentes com queimaduras de segundo e terceiro graus, a pessoa atingida deve ir ao pronto-socorro para uma avaliação médica.

Queimaduras

  • 1º grau: atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. ...
  • 2º grau: atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada;
  • 3º grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos.

A gravidade da queimadura depende de uma série de fatores: etiologia, profundidade, extensão, localização, idade da vítima e comorbidades. É importante que o socorrista saiba que a queimadura não é uniforme e que existem vários graus de profundidade em um mesma lesão.