Qual a principal célula da epiderme?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

As células mais abundantes da epiderme são os queratinócitos. Essas células se originam da camada basal e produzem a principal proteína da epiderme, chamada de queratina. As outras células localizadas na epiderme são: Melanócitos (produzem o pigmento da pele)

Principais funções da epiderme:
- Absorção dos raios ultravioletas (UV) do Sol. Esta função é desempenhada pelos melanócitos, presentes na epiderme. - Combate aos micróbios que penetram na pele humana. Esta função é realizada pelas células de Langerhans, presentes na epiderme.

A epiderme, em grande parte dos casos, é formada por apenas uma camada de células, mas existem algumas espécies que possuem mais de uma camada desse tecido.

Estas células apresentam-se intimamente unidas, de modo a formar uma camada compacta sem espaços intercelulares. As células epidérmicas, geralmente, são aclorofiladas, vivas, altamente vacuoladas e podem armazenar vários produtos de metabolismo e raramente apresentam cloroplastos.

As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras colágenas e elásticas e da substância fundamental. Sua superfície externa é irregular, observando saliências chamadas de papilas dérmicas. As papilas aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele.

Os queratinócitos são células presentes na epiderme, constituída pelo epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Estas células organizam-se em camadas de diferentes estágios de maturação celular (camada basal ou germinativa, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea) e tem a função de revestimento desses tecidos.

As principais células da hipoderme são os adipócitos, responsáveis por produzir e acumular gordura. Eles são células grandes e quanto mais gordura armazenam, aumentam ainda mais de tamanho, estando essa condição relacionada ao ganho de peso.

Estruturalmente, a derme é formada por fibras de colágeno e elastina e por uma matriz extracelular.

A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

Diferença entre derme e epiderme
A epiderme é a camada mais superficial da pele. Entre as principais funções da epiderme estão a proteção do meio interno, além da absorção, difusão, excreção e filtração de substâncias. A derme está localizada imediatamente abaixo da epiderme.

A epiderme apresenta um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, constituída pelos queratinócitos, e podem ser distintas cinco camadas nela: Camada basal ou germinativa: é constituída por células prismáticas ou cubóides, que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme.

Os queratinócitos formam quase 90% das células da epiderme e são os que a regeneram depois dos ferimentos.

De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é na epiderme que estão os melanócitos que produzem a melanina, pigmento que dá cor à nossa pele. Crucial na estrutura da pele, essa camada também é o lugar em que se originam: pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.

Epiderme. A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por epitélio estratificado queratinizado e avascularizada. A sua textura e espessura variam conforme a região do corpo, sendo mais fina na palma das mãos e mais espessa na planta dos pés.

As células da epiderme vegetal apresentam vacúolos, e algumas apresentam cloroplastos e possuem diversas formas e funções. No entanto, a maior parte do tecido epidérmico é constituído por células tabulares, dispostas de forma a não apresentarem espaços intercelulares.

As células de Merkel são encontradas principalmente na base da camada superior da pele (epiderme). Essas células estão próximas das terminações nervosas da pele. Eles ajudam a sentir o toque leve, o que permite, por exemplo, sentir os detalhes da superfície de um objeto.

A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos. É esse o motivo pelo qual, quando há um corte muito superficial, não observamos nenhum sangramento.

A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.

Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividade produtiva. Já os fibrócitos são as células velhas, que já terminaram seu trabalho de fabricação dos fibroblastos. Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo.