Qual a principal característica do desenvolvimento da economia brasileira nos governos militares?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O crescimento econômico durante a ditadura começou a ser alavancado durante o Governo de Castelo Branco, que adotou um ambicioso programa de reformas para equilibrar as contas públicas, controlar a inflação e desenvolver o mercado de créditos.

"Os militares alcançaram resultados bem positivos do ponto de vista econômico na primeira metade do regime: conseguiram controlar a inflação (em um primeiro momento), aumentaram a produtividade da economia, modernizaram a máquina pública e o parque industrial.

Em relação à prioridade da política econômica, a maior parte dos governos militares priorizou o crescimento da economia a qualquer custo, deixando em segundo plano o combate à inflação, o endividamento e a concentração de renda.

A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart. O regime militar durou 21 anos (1964-1985), estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e anticomunista. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre econômico", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.

Criação da caderneta de poupança e do FGTS. Construção de estradas, portos e hidrelétricas. Abertura ao capital estrangeiro. Todas essas medidas — instituídas ou aprofundadas durante a ditadura militar — continuam influenciando a vida econômica dos brasileiros.

A política econômica executada em 1967 e a delineada para 1968 são calcadas nos objetivos de redução das taxas de inflação, estabilização do nível de atividade em torno de sua tendência de longo prazo e retomada do desenvolvimento acelerado.”

A economia do Brasil apresenta sinais de recuperação e o PIB deve crescer 5,3% ainda em 2021 segundo relatório do FMI. As exportações cresceram 36% respondendo positivamente ao novo cenário de retomada da economia mundial.

Ficou conhecido como Milagre Econômico o fenômeno ocorrido no Brasil entre 1968 e 1973 - durante a Ditadura Militar -, que consistiu em um enorme crescimento econômico no país.

Resposta. O milagre econômico foi um período de grande crescimento da econômica brasileira durante o regime militar. Foi o período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici.

- Aumento do nível de emprego proporcionado, principalmente, pelos investimentos nos setores de infraestrutura e indústria. - Significativo desenvolvimento industrial, alavancado pelos investimentos nos setores de siderurgia, geração de eletricidade e indústria petroquímica.

Após um período de ajuste inicial recessivo, de março de 1964 até fins de 1967, marcado pela reorganização do sistema financeiro do Brasil, pela recuperação da capacidade fiscal do Estado e maior estabilidade monetária, iniciou-se em 1968 um período de forte expansão econômica no Brasil.

“Na ditadura o país viveu forte expansão econômica
O chamado 'milagre econômico' de fato existiu. Entre os anos de 1968 e 1973, o Brasil viveu um expressivo crescimento com uma média de 10% ao ano.

O país viveu uma excepcional fase do crescimento, no período que vai de 1968 a 1973, conhecido como "milagre econômico", Na época, estava a frente da economia brasileira o ministro Antonio Delfim Netto, da extinta ARENA, e hoje deputado federal pelo PMDB de São Paulo.

Autoritarismo e violência
Os militares utilizam-se de métodos violentos para garantir o controle e desencorajar as manifestações contrárias ao governo. Nos regimes militares, a utilização de armas de fogo é comum e casos de tortura e desaparecimento são habituais.

Militarismo ou ideologia militarista é uma ideologia que defende que a sociedade é mais bem servida (ou servida de maneira mais eficiente) quando governada ou guiada por conceitos ou pessoas oriundos da cultura, doutrina e sistema militares.

As exportações triplicaram, o Produto Interno Bruto ficou acima de dois dígitos e a inflação recuou para 20% ao ano em média. Grandes obras foram iniciadas nesse momento (Ponte-Rio Niterói, Itaipu, Transamazônica), revelando a grandeza do Brasil e de sua economia.

Uma crise de nove trimestres assolou o país entre 1981 e 1983, durante o governo do general João Figueiredo, o último da ditadura militar, com queda na economia de 8,5%, configurando uma recessão forte e longa, que teve como principal fator a crise da dívida externa brasileira, e melhorou com as exportações que ...