Qual a principal característica de quem possui a temperança?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quem pratica a temperança tem autocontrole e mostra moderação em suas paixões e comportamentos. Sendo assim, a temperança como um traço de caráter é um tema comum em toda a Bíblia, especialmente no Novo Testamento. É impossível viver uma vida piedosa e agradar ao Senhor sem autocontrole.

Temperança é o autocontrole, a renúncia e a moderação. A temperança domestica os instintos, sublima as paixões, modera os impulsos e apetites. Agir com temperança é abrir caminhos para a sobriedade e o desapego. A temperança leva ao caminho para o cumprimento dos deveres e para a maturidade.

Apesar da palavra temperança não aparecer originalmente no Antigo Testamento, o sentido geral de seu significado já era ensinado, especialmente nos provérbios escritos pelo rei Salomão, onde ele aconselha sobre a moderação (Pv 21:17; 23:1,2; 25:16).

Temperança. É o auto-controle, auto-domínio, renúncia, moderação. A temperança ordena afetos, domestica os instintos, sublima as paixões, organiza a sexualidade, modera os impulsos e apetites. Abre o caminho para a continência, a castidade, a sobriedade, o desapego.

Segundo a Logosofia, a temperança é o “sedativo psicológico que modera as rudezas do temperamento até a sua total extinção”.

A virtude da temperança é aprender a viver com moderação
Insistimos nessa ideia para que ela não passe despercebida, pois é muito importante. O prazer da bebida e da comida atuam na conservação do indivíduo. Se alguém deixar de comer, certamente morrerá.

Qual a diferença entre mansidão e temperança? Mansidão é saber se controlar em um momento de ira, ou irar-se no momento certo. Já a temperança está relacionada à questão do impulso sexual, glutonaria e as questões da carne.

1 comedimento, moderação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 parcimônia, economia, poupança. 3 frugalidade, sobriedade.

A temperança existe para controlar os hábitos e vencer os vícios. Paixões e apetites são circunstâncias que proporcionam prazer e, por isso, são fortemente formadores de hábitos. O ser humano gosta do que está acostumado a fazer. Se não faz exercício físico não gosta de exercício físico.

A palavra temperança também se relaciona ao consumo de álcool na Bíblia, como em Efésios 5:18, onde está escrito que não devemos nos embriagar, mas sim nos encher do Espírito. Isso porque, a pessoa embriagada não será guiada pelo espírito, mas sim pelo álcool, o que leva a contenda.

“Como a temperança, também a justiça é uma virtude comum a toda a cidade. Quando cada uma das classes exerce a sua função própria, 'aquela para a qual a sua natureza é a mais adequada', a cidade é justa.

Para se viver a temperança, várias virtudes concorrem: a sobriedade (ou moderação), a serenidade, a prudência, a fortaleza, a mansidão e outras. São virtudes que ajudam o ser humano a conhecer e a moderar suas reações e atrações.

Confira 5 dicas para crescer na virtude da temperança
Peçamos em oração a graça de que as nossas paixões sejam submetidas por nós e não ao contrário. Neste aspecto, a amizade com a Virgem Maria é fundamental. 2- Guardar os sentidos: tudo entra em nosso corpo e na alma pela porta dos sentidos (cf. Mt 6,22).

Platão e outros filósofos resumiram todas as virtudes humanas em quatro tipos distintos: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Essas virtudes fundamentais (ou cardeais) são definidas por Platão como capacidades da alma.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ).