Qual a principal característica da Geografia Crítica?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A Geografia crítica é uma ramificação ou uma linha de pensamento da ciência que presa pela análise do espaço cultural, aquele construído pelo homem, além de todas as relações sociais (campo x cidade, cultura, economia, guerras, etc.).

O pensamento crítico na geografia significou, principalmente, uma aproximação com os movimentos sociais, principalmente na busca da ampliação dos direitos civis e sociais, como o acesso à educação de boa qualidade, a moradia, pelo acesso à terra, o combate à pobreza, entre outras temáticas.

A geografia crítica sucede a corrente do pensamento geográfico denominada nova geografia ou geografia quantitativa, que surgiu durante a Guerra Fria, em meados do século XX, na Inglaterra, Estados Unidos e Suécia – corrente que, pautada em métodos quantitativos, encobria o compromisso ideológico de justificar a ...

Sendo assim, todos os nomes associados à Geografia Crítica, tais como Yves Lacoste, David Harvey e Milton Santos, destacaram-se pela forma como procederam a uma severa crítica epistemológica e ideológica das vertentes Tradicional e Quantitativa, de modo a propor que somente a partir de uma ruptura com o paradigma ...

Destacaram-se com grandes pensadores da época: Lacoste, Gramsci, Foucault, Santos, Castro, Vesentini e Vlach.

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

A Geografia Tradicional, como é conhecida entre os profissionais, valorizava os aspectos físicos enquanto que a dinâmica populacional e os fatores históricos eram quase que desprezados, além disso, existia uma nítida distinção entre Geografia Humana e Geografia Física, essa visão é um tanto equivocada e uma idéia ...

Nesse quesito, tem um olhar crítico sobre as diversas questões como as guerras entre os territórios, a fome em alguns países e algumas políticas econômicas. Já a geografia quantitativa busca estudar os diversos aspectos quantitativos como questões de mapas, topográficas.

O objetivo do pensamento crítico é evitar as pressões sociais que levam à estandardização e ao conformismo. O pensador crítico procura entender como reconhecer e mitigar ou evitar os diferentes enganos ou erros a que é submetido no dia-a-dia.

No ano de 1966, Yves Lacoste publicou sua obra Geografia do Subdesenvolvimento. A partir desse fato teve início as primeiras propostas oriundas das idéias da Geografia crítica no Brasil.

O pensamento crítico não envolve opiniões pessoais, pois o foco está nos fatos e na racionalidade. Desta forma, incentiva uma postura mais investigativa, o que é muito importante para os estudantes, e profissionais. Uma pessoa que se utiliza do pensamento crítico, acaba sempre trazendo soluções inovadoras.

O ensino de geografia na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, na valorização dos autores e conteúdos clássicos, pode contribuir para a tomada de consciência do sujeito sobre seu local de vivência, na identificação dos problemas sociais e ambientais e suas causas/consequências e na reflexão sobre as ...

A Geografia Humanista procura um entendimento do mundo humano através do estudo das relações das pessoas com a natureza, do seu comportamento geográfico, bem como dos seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar (TUAN, 1982).

Algumas de suas principais características são a base do conhecimento através da experiência, defendendo os métodos científicos e matemáticos para a explicação de diversos fatores relacionados ao espaço geográfico. Ela também vai recusar o dualismo existente entre ciências naturais e ciências sociais.

Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico, onde são estabelecidas as relações humanas. Logo, a Geografia estuda a relação entre a sociedade e o meio. Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e as relações entre a sociedade e o meio em são estabelecidas.

A Geografia Crítica pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da população ao analisar criticamente as relações entre as pessoas e o espaço em que vivem, levando em consideração as questões sociais, políticas, econômicas e culturais envolvidas.

[...] as principais correntes de pensamento geográfico ou paradigmas da geografia são o determinismo ambiental, o possibilismo, o método regional, a nova geografia e a geografia crítica. (CORRÊA, R. L. Região e organização espacial.