Qual a principal característica adquirida na terceira idade?

Perguntado por: ecurado3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Na velhice, as perdas sensoriais, físicas, motoras e cognitivas são bastante visíveis e previsíveis. No entanto, há capacidades e características do desenvolvimento que são adquiridas. A principal capacidade adquirida na terceira idade é RESPOSTA CORRETA: e. Sabedoria.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, idosos são os indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, em países desenvolvidos, e 60 anos ou mais em países subdesenvolvidos. No Brasil, a população acima de 60 anos, em 2021, representava cerca de 14,7%, ou seja, 31,23 milhões de pessoas.

Nesse contexto, as relações sociais na terceira idade são muito importantes. Muitas pessoas experimentam a solidão e a depressão na velhice. Isso pode ser a consequência de uma vida isolada ou devido à falta de laços com familiares próximos, resultando na incapacidade de participar ativamente de atividades em grupo.

As habilidades que sofrem declínio com a idade são: memória de trabalho, velocidade de pensamento e habilidades visuoespaciais, enquanto as que se mantêm inalteradas são: inteligência verbal, atenção básica, habilidade de cálculo e a maioria das habilidades de linguagem.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  • COGNITIVO. ...
  • SOCIAL. ...
  • FÍSICO. ...
  • APRENDIZAGEM. ...
  • E qual é o impacto do envelhecimento dos seus pais na sua vida?

Conheça as principais causas do envelhecimento

  • Falta de hidratação. A base para uma pele saudável é a hidratação. ...
  • Alimentação inadequada. ...
  • Sono de má qualidade. ...
  • Sedentarismo. ...
  • Estresse. ...
  • Fotoenvelhecimento. ...
  • Tabagismo.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

Rowe e Kahn (1997) consideram que o envelhecimento bem-sucedido inclui três elementos: (1) probabilidade baixa de doenças e de incapacidades relacionadas às mesmas; (2) alta capacidade funcional cognitiva e física; (3) engajamento ativo com a vida.

Nos primeiros, são consideradas idosas as pessoas com 65 anos ou mais, enquanto nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, são idosos aqueles com 60 anos ou mais.

O termo velhice carrega uma série de conotativos pejorativos que marcam o estigma da experiência do envelhecimento, enquanto a terceira idade designa uma parcela da população idosa inserida nas práticas ética, estética e política de uma sociedade consumista.

Comissão aprova substituição de termo "idoso" por "pessoa idosa" em cinco leis - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados.

Os primeiros sinais visíveis de envelhecimento a partir dos 25 anos são as linhas finas e as rugas. Essas linhas aparecem em diferentes áreas do rosto e são os sinais mais fáceis de detectar. As primeiras a aparecer são as linhas finas. Essas pequenas e rasas rugas tendem a ficar visíveis nos cantos externos dos olhos.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

Algumas habilidades permanecem inalteradas na velhice, são elas: a inteligência verbal, a atenção básica, a habilidade de cálculo e a maioria das habilidades de linguagem. Já as que sofrem declínio são a memória de trabalho, a velocidade de pensamento e as habilidades visuais e espaciais.

Psicologicamente, vemos também mudanças no funcionamento psíquico: existe uma tendência a desinteressar-se pelas coisas e pelos outros, com atitude de isolamento, dificuldade em lidar com frustração, diminuição da libido, comportamentos obsessivos ou compulsivos e atitude de recusa diante de das coisas.

A idade avançada é acompanhada por perdas, acentuando-se os problemas de saúde, de depressão, e, muitas vezes, de rejeição, apesar de ser a fase da sabedoria e da maturidade. As alterações psicológicas surgem através de diversos fatores que podem conduzir ao engrandecimento ou ao esgotamento do idoso.

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.

Existem dois tipos de envelhecimento: o envelhecimento extrínseco e o envelhecimento intrínseco (ou cronológico). O envelhecimento extrínseco é caracterizado por rugas, alterações na pigmentação (manchas), telangiectasias (pequenos vasos) e perda da elasticidade da pele.