Qual a principais indústrias de Montes Claros?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

“Deduzimos que Montes Claros contribui positivamente para o crescimento do PIB do Estado devido a participação do principais produtos da indústria local, como farmacêuticos, têxteis, vestuário e construção civil, entre outros”, acrescenta Marques.

LafargeHolcim

O Cimento Montes Claros, assim como seu nome diz, nasceu na cidade mineira de Montes Claros, em 1968. Em 2016, passou a fazer parte do grupo LafargeHolcim.

Santos Reis

A história e a memória do Santos Reis, um dos bairros mais antigos de Montes Claros foram objeto de uma pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que resultou em um livro. O estudo também focaliza o Centro da principal cidade do Norte de Minas.

01 – AGROPÉU – Agroindustrial Pompéu S.A. 02 – ANGLO AMÉRICA Minério de Ferro Brasil S.A. 03 – ARCOM S.A. 04 – Banco FIDIS S.A.

Borda da Mata (MG) | Capital do Pijama
Já a cidade de Borda da Mata, localizada no sul de Minas, conta com mais de 200 empresas de confecção de pijamas. No total, são produzidas mais de 80 mil peças por ano.

No ano passado, o município de Belo Horizonte liderou o ranking, com saldo de 49.062 empregos com carteira assinada, seguido por Contagem (8.909), Uberlândia (6.602), Uberaba (4.986) e Patos de Minas (4.924). Na sexta posição está Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, com a criação de 4.851 vagas.

Em 2022, Extrema ocupou a primeira colocação na geração de empregos na região Sul de Minas, segundo dados do Caged. No acumulado do ano, a cidade computou 13.789 novos postos de trabalho, ficando à frente de municípios como Passos, Lavras, Alfenas e Itajubá.

Atualmente há aproximadamente 160 bairros em Montes Claros, segundo o portal "Grande Brasil".

Até o final do século XIX, a base da economia era a pecuária. A partir dos anos 1970, o fator que interferiu de forma mais expressiva no crescimento da cidade de Montes Claros foi a intervenção do Estado, através da industrialização viabilizada pelos incentivos da SUDENE.

No ranking geral, Montes Claros aparece como a 26ª melhor cidade para se viver em 2021, à frente de capitais como Rio de Janeiro e Porto Alegre. Se levada em consideração somente a região sudeste do país, Montes Claros aparece em 20º lugar, à frente de cidades mineiras como Juiz de Fora, Betim e Contagem.

Cidade Cristo Rei

A Cidade Cristo Rei, que apresentou o maior número de homicídios em Montes Claros no período analisado, é uma favela que está localizada na parte central da cidade, e se destaca como um dos locais mais violentos de Montes Claros.

Vila São Francisco de Assis

A maior favela de Montes Claros, a Vila São Francisco de Assis, com 1040 domicílios em 2010, registrou um aumento de 8 edificações, representando assim um pequeno aumento percentual de 0,8%.

O PIB da Região Geográfica Intermediária (RGInt) de Montes Claros passou de R$ 25.795 milhões em 2018 para R$ 27.127 milhões em 2019.

Holcim

A Holcim é a maior fabricante de cimento do mundo.

As maiores cimenteiras brasileiras, Votorantim Cimentos SA and Intercement Brasil SA, também apresentaram ofertas, mas apenas por partes do negócio que tem permissão para adquirir por questões concorrenciais.

LafargeHolcim

Qual fábrica de cimento que vai sair do Brasil? O grupo franco-suíço LafargeHolcim é, atualmente, o maior fabricante de cimento do mundo e tem plantas no Brasil, operando em nove Estados do país.

jaraguá-jaraguá um Jaraguá 2 Nova América recanto das águas Clarice Athayde residencial Monte Sião Residencial Minas Gerais é uma avenida de grande movimento com bastante obras ela está se tornando aí uma avenida bem comercial e E aí E aí E aí em.

O próspero Arraial de Formigas, depois Arraial de Nossa Senhora da Conceição e São José de Formigas, Vila de Montes Claros de Formigas e por fim cidade de Montes Claros.

Os 165 anos de Montes Claros serão celebrados com uma programação especial dentro da 48ª Expomontes.

Serra da Saudade

Serra da Saudade, menor município do País, em Minas Gerais.

A primeira teoria é que Montes Claros teria 311 anos, com a fundação da Fazenda Montes Claros em 12 de abril de 1707. A propriedade pertencia a Antônio Gonçalves Figueira, que deu o nome à fazenda em homenagem ao seu avô, português que venceu a “Batalha Montes Claros” em 1665, entre Portugal e Espanha.