Qual a primeira técnica de contagem utilizada pelo ser humano?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Os dedos foram, talvez, os primeiros instrumentos de contagem e de cálculo utilizados pelo homem. A sociedade inteira provavelmente aprendeu a contar até cinco nos dedos de uma mão.

Um sistema de numeração muito antigo que conhecemos é o egípcio, que é um sistema de base dez, composto pelos seguintes símbolos numéricos: Outro sistema de numeração muito importante foi o da Babilônia, criado há 4 mil anos.

A origem do ábaco vem da necessidade de realizar operações complexas e contar quantidades maiores do que o número de dedos das mãos. Com o tempo, a ferramenta foi aperfeiçoada e adaptada para o sistema decimal, que é a base do nosso sistema numérico atual.

Até então creditava-se a Blaise Pascal (1623-1662) a invenção da primeira máquina de calcular, a Pascalina (1642), que fazia somas, subtrações e ainda multiplicava e dividia por repetição. Era uma caixa retangular com cerca de 30 cm de comprimento e 8 cm de altura.

Blaise Pascal (1623-1662), filósofo e matemático francês, é conhecido como o inventor da primeira calculadora que fazia somas e subtrações.

Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

O ábaco russo estava em uso em todas as lojas e mercados de toda a antiga União Soviética, e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas até aos anos 90. Hoje é visto como algo arcaico e foi substituído pela calculadora.

Os ábacos são considerados como sendo as mais antigas ferramentas de cálculo. Segundo muitos historiadores, estes instrumentos tiveram origem no séc. III a.C. e, ainda hoje, são utilizados em alguns locais do mundo. As versões mais antigas eram constituídas por uma mesa e contas soltas.

Os sistemas de escrita numérica mais antigos que se conhecem são os dos egípcios e dos babilônios, que datam aproximadamente do ano 3500 a.C.. Os egípcio usavam um sistema de agrupamento simples, com base 10.

O número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisa. Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso... Com o passar do tempo, este sistema foi se aperfeiçoando até dar origem ao número.

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

Ábaco, a primeira calculadora da História
Seu primeiro registro é datado do ano de 5.500 a.C., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão etc.

Soroban é o nome dado para o ábaco japonês cuja origem é chinesa. O ábaco é um antigo instrumento de calcular, cuja palavra deriva do grego “Abai” que significa tábua de contar.

O ábaco é um instrumento da Idade Média usado pelos romanos para auxiliar a realização de cálculos. Os avanços tecnológicos contribuíram para o dinamismo da Matemática, cálculos complexos são solucionados em questão de segundos com a ajuda de computadores e softwares matemáticos desenvolvidos pelo homem.

A primeira máquina a vapor conhecida, tem o nome de Eolípila e surgiu no ano 120 a.c. criada por Heron um matemático e físico que viveu em Alexandria no Egito, esta máquina consistia numa esfera metálica, pequena e oca montada sobre um suporte de cano proveniente de uma caldeira de vapor.

Século 1 d.C. O matemático grego Heron de Alexandria inventa o primeiro motor da história. É a eolípila, esta caldeira que faz uma bola girar, impulsionada por jatos de vapor.

A máquina de Pascal é a primeira máquina capaz de realizar as quatro operações fundamentais da aritmética e, cuja descrição completa e modelos autênticos ainda estão preservados. O primeiro modelo ficou pronto em 1642, tendo-lhe sido concedido o Privilégio (Patente) pelo Chancellor Seguier a 22 de Maio de 1649.

  • Texas Instruments
  • Jack Kilby
  • Edith Clarke

O primeiro modelo usava uma bateria de prata-zinco e imprimia o resultado numa pequena fita de papel. Apesar de ter sido patenteado em setembro de 1967, só passou a ser produzido para comercialização em abril de 1970, quando a Texas Instruments lançou o produto no Japão em associação com a Canon.

A pascalina foi uma calculadora mecânica criada por Blaise Pascal em 1642 para ajudar seu pai, que era um coletor de impostos. A máquina funcionava com engrenagens de dez posições que eram giradas manualmente, e apenas realizava as operações de soma e subtração (utilizando a técnica do complemento de 9).