Qual a primeira parte do corpo a perder gordura?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Fases do emagrecimento: quais são elas? As principais fases do emagrecimento são a fase de perda de peso ativa, a fase de estagnação e a fase de manutenção. Para realmente emagrecer e sustentar seus resultados no longo prazo, você precisa entender as características de cada etapa.

Quando você tem um sobrepeso muito grande, o foco deve ser primeiro perder a gordura para depois focar nos músculos.

Regiões como braços, barriga, glúteos e pernas são as mais propensas ao acúmulo. Consequentemente, as pessoas têm uma maior dificuldade em eliminar tal gordura.

Sinal #1 De Que Você Está Queimando Gordura — Você Está Fazendo Muito Xixi. Sinal #2 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Fome Compulsiva Desaparece. Sinal #3 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Pressão Arterial Volta Ao Normal.
...
Então, se você quer:

  1. emagrecer,
  2. ser saudável, e.
  3. se sentir bem,

“Se o objetivo for maximizar a queima de gordura, pode ser benéfico programar sessões de treino para as primeiras horas da manhã. O metabolismo basal é geralmente mais baixo durante à noite, então o exercício matinal pode ajudar a estimular o metabolismo e aumentar a queima de gordura durante todo o dia".

Pesquisadores da revista inglesa Current Biology revelaram que o metabolismo queima 10% mais calorias entre as 17h e às 19h, mesmo em repouso.

Além das atividades físicas de alta intensidade, para manter a estabilidade na forma como o metabolismo queima as calorias, é preciso ter uma rotina de exercícios. Nesse sentido, a caminhada, a corrida e o ciclismo se destacam como atividades que aceleram bastante o metabolismo.

O processo de emagrecimento será conquistado sempre que atuarmos nas vias metabólicas do tecido adiposo do corpo. Desde o processo de síntese de gordura corporal, metabolismo da célula gordurosa até o processo de destruição da gordura dentro deste tecido.

De acordo com o periódico de medicina The BMJ, do Reino Unido, o pulmão é a parte do corpo mais importante na eliminação da gordura, sendo o órgão excretor primário.

Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida, HIIT e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto que os exercícios de resistência como a musculação, favorecem o aumento do músculo, o que melhora a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o período de repouso.

O consumo regular de água também tem efeitos diretos no metabolismo, que é acelerado, facilitando a queima de gorduras e a perda de peso. Além disso, o líquido torna a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente e diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança.

Geralmente, a barriga flácida depois de emagrecer é decorrente da diminuição da tonicidade da pele. A intensidade (muito ou pouco flácida) pode depender de diversos fatores, tais como: a quantidade de peso perdida, idade, tabagismo, fatores genéticos, entre outros.

O processo de emagrecimento envolve diversos fatores, cujas principais motivações estão diretamente relacionadas à saúde e ao bem-estar. Já a perda de peso, está atrelada ao número que aparece na balança, desconsiderando a composição corporal.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

Não há mágica capaz de fazer um ser humano emagrecer somente naquele lugar onde está sobrando e o abdome é o local do corpo com mais potencial para acumular gorduras, já que tem uma reserva interna e outra externa nas quais o tecido adiposo pode ser confortavelmente acumulado.

De maneira resumida, em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia.

Você está emagrecendo se…

  • Se sentir mais forte. ...
  • Sua alimentação é saudável e equilibrada. ...
  • Estiver comendo menos que antes. ...
  • Sentir mais disposição diariamente. ...
  • Perceber seu progresso por fotos. ...
  • Suas roupas estão ficando mais largas. ...
  • Tiver uma nova sensação de espaço durante o emagrecimento.