Qual a primeira parte da barriga que cresce?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Na parte da barriga, a médica obstetra informa que o primeiro crescimento acontece na região entre o umbigo e o osso do púbis.

5Normalmente a partir do quinto mês gestacional a barriga já fica arrendondada e já pode ser notado pelos demais.

Essa dor pode existir sim e é uma dor abdominal no período da ovulação (metade do ciclo menstrual), mais precisamente onde se localiza o útero (quatro dedos abaixo do umbigo).

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

No primeiro mês de gestação (da 1ª à 4ª semana lunar) o embrião se implanta no útero materno. É também no primeiro mês que a placenta e cordão umbilical começam a se desenvolver.

A linha nigra tipicamente aparece durante o segundo trimestre. Ou seja, por volta da 14º a 16º semanas de gestação. Ela se torna mais escura à medida que a gravidez avança e algumas pessoas acabam só percebendo ela por volta do 5º mês de gravidez.

Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero.

Se a gestante acordar no meio da noite e perceber que está de bruços (de barriga para baixo), apesar do tamanho da barriga, também não há com que se preocupar, pois o bebê está bem protegido dentro do útero.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

Com o crescimento do bebê, o útero é estirado e faz grande pressão na parede abdominal. A barriga fica pressionada e o umbigo "sai". É como se fosse uma calça muito apertada, uma hora o botão abre. Geralmente, isso ocorre por volta da 20ª semana de gestação.

As alterações mais comuns são: Achatamento: com o passar dos meses, a pele da barriga estica, fazendo com que o umbigo pareça achatado ou menor. Saliência: entre o segundo e o terceiro trimestre da gestação, ocorre a inversão do umbigo, um processo indolor que faz com que o umbigo “aponte para fora”, ficando saliente.

A dilatação cervical: se o orifício do colo está aberto e quão aberto ele está; Nas fases mais iniciais o útero poderá ter um formato um pouco diferente do habitual e isso pode ser percebido no toque; Se é possível sentir o bebê e qual parte do bebê está para baixo; Se o bebê está encaixado ou não.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.